Energia

Mercedes-Benz investe na Factorial para desenvolver baterias de estado sólido

Projeto envolve desenvolvimento de testes de células no próximo ano e integração em alguns veículos no decorrer dos próximos cinco anos
Texto
Mercedes-Benz investe na Factorial
Mercedes-Benz investe na Factorial

A Mercedes-Benz está a trabalhar em conjunto com os americanos da Factorial Energy no desenvolvimento da tecnologia de baterias de estado sólido, destinadas a veículos elétricos. Esta parceria, que engloba a participação do construtor alemão no capital da Factorial, prevê o início dos testes de células protótipo já no próximo ano.

As duas marcas têm como objetivo começar com a célula e alargar o desenvolvimento de modo a incluir módulos completos e a integração na bateria do veículo. A aposta nas baterias de estado sólido prende-se com o facto de estas oferecerem quase o dobro da densidade de energia, em comparação com as atuais baterias de iões de lítio. Os efeitos práticos são uma maior autonomia e tempos de carregamento mais curtos.

Com a Factorial como nosso novo parceiro, estamos a levar a investigação e o desenvolvimento no campo das promissoras baterias de estado sólido para o próximo nível”, explicou Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e da Mercedes-Benz AG.

Com esta cooperação, combinamos a experiência da Mercedes-Benz no desenvolvimento de baterias e integração em veículos, com o know-how da Factorial no campo das baterias de estado sólido. Partilhamos a visão comum da neutralidade de CO2”, completou o executivo.

Markus Schäfer e Siyu Huang, CEO e cofundadora da Factorial

A Mercedes-Benz pretende integrar a tecnologia de baterias de estado sólido no decorrer dos próximos cinco anos. Irá fazê-lo num número limitado de veículos, como parte da produção de uma pequena série. De referir que o investimento na Factorial, realizado pelo construtor alemão, lhe permite delegar um representante no conselho de administração da empresa americana.

(Fotos: Mercedes-Benz)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano