Sustentabilidade

Vidro reciclado pode ser solução para revestimento de edifícios

Projeto desenvolvido em universidade australiana promove a economia circular e dá solução à produção de resíduos
Texto
Edifício envidraçado (foto: Pixabay)
Edifício envidraçado (foto: Pixabay)

E se o vidro da garrafa que deitas no lixo pudesse ser reciclado para ser usado em revestimento de edifícios? Esta não é apenas de uma ideia, mas sim um projeto de uma universidade australiana já colocado em marcha, que promove a economia circular e a sustentabilidade.

Um grupo de engenheiros da RMIT University, localizada em Melbourne, desenvolveu um novo material para revestimento de edifícios que utiliza 83% de vidro reciclado, juntamente com quantidades relativamente baixas de aglomerantes de plástico e aditivos ignífugos.

A sua principal vantagem é o facto de ser resistente ao fogo, uma característica de enorme importância quando se trata da aplicação em edifícios. Mas não só.

Garrafas de vidro - AWAY
Garrafas de vidro (foto: N. Horn/ Unsplash)

Para os investigadores envolvidos no projeto, o novo material representa também uma solução de economia circular promissora que pode ajudar a reduzir a quantidade de vidro que vai parar a aterros sanitários. Segundo estes, em todo o mundo são produzidos cerca de 130 milhões de toneladas de vidro por ano, sendo que apenas 21% é vidro reciclado.

O novo revestimento que asseguram ser barato, estruturalmente robusto, resistente à água e à prova de fogo, foi produzido em conjunto com a empresa de tecnologia de materiais Livefield e, inclusivamente, já foi aplicado num dos campus da RMIT, tendo também já sido testado quanto à capacidade de fabrico em grande escala.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal