E se o vidro da garrafa que deitas no lixo pudesse ser reciclado para ser usado em revestimento de edifícios? Esta não é apenas de uma ideia, mas sim um projeto de uma universidade australiana já colocado em marcha, que promove a economia circular e a sustentabilidade.
Um grupo de engenheiros da RMIT University, localizada em Melbourne, desenvolveu um novo material para revestimento de edifícios que utiliza 83% de vidro reciclado, juntamente com quantidades relativamente baixas de aglomerantes de plástico e aditivos ignífugos.
A sua principal vantagem é o facto de ser resistente ao fogo, uma característica de enorme importância quando se trata da aplicação em edifícios. Mas não só.
Para os investigadores envolvidos no projeto, o novo material representa também uma solução de economia circular promissora que pode ajudar a reduzir a quantidade de vidro que vai parar a aterros sanitários. Segundo estes, em todo o mundo são produzidos cerca de 130 milhões de toneladas de vidro por ano, sendo que apenas 21% é vidro reciclado.
Vê também: 6 razões porque deves preferir vinho em garrafa de vidro
O novo revestimento que asseguram ser barato, estruturalmente robusto, resistente à água e à prova de fogo, foi produzido em conjunto com a empresa de tecnologia de materiais Livefield e, inclusivamente, já foi aplicado num dos campus da RMIT, tendo também já sido testado quanto à capacidade de fabrico em grande escala.