Sustentabilidade

6 razões porque deves preferir vinho em garrafa de vidro

Resistência do material, preservação e manutenção da qualidade e sabor do líquido e melhor para o ambiente são algumas delas
Texto

Vinhos há muitos e as opções para o embalar também são várias, mas afinal qual é a melhor? Para a Friends of Glass não há dúvidas, é o vidro. E, para o justificar, o fórum europeu de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a reciclagem destas embalagens apresenta seis motivos.

O organismo destaca as principais razões que explicam por que motivo a embalagem dos produtos que consumimos é tão importante, do ponto de vista da saúde do consumidor, mas também do ambiente, e por que razão o vidro é a melhor opção para os vinhos.

Vinho em garrafa - AWAY
Vinho em garrafa de vidro (V. Slowikowska/ Pexels)

Um material resistente

As garrafas de vidro, nas quais são vendidos 90% dos vinhos, segundo a Friends of Glass, são uma opção segura do ponto de vista do transporte. Ao longo dos anos a sua resistência tem aumentado significativamente, pelo que o risco de se partirem é cada vez menor.

Capacidade de selagem

Com o vinho engarrafado em garrafa de vidro e com rolha de cortiça, não há entrada de oxigénio no seu interior, pelo que o líquido fica protegido da contaminação exterior e da oxidação. Assim que a garrafa estiver selada, o conteúdo pode durar até 100 anos.

Vinho em garrafa de vidro
Vinho em garrafa de vidro (foto: Los Muertos Crew/ Pexels)

Inovação e eco-design

Nos últimos 15 anos as garrafas de vidro tornaram-se consideravelmente mais leves, podendo apresentar até menos 30% de peso. Esta redução implica a utilização de menos material, pelo que as emissões ao longo da cadeia de abastecimento podem ser reduzidas em 10 a 30%. Tecnologias inovadoras permitem agora produzir garrafas mais finas, mais leves e mais fortes.

Sabor e Segurança Alimentar

Para além de ser fabricado apenas com elementos naturais, o vidro não interage diretamente com o conteúdo, o que permite preservar a qualidade e o sabor do vinho. E, como é transparente, permite visualizar o seu conteúdo, transmitindo, assim, mais confiança.

Vinho em garrafa de vidro (foto: Kampus Production/ Pexels)

Imagem premium

Para além do vidro ser resistente, inerte e não contaminar o líquido, o design das embalagens feitas neste material tem a particularidade de atribuir elegância e caráter aos vinhos, o que é também muito apreciado pelos consumidores. A própria embalagem é um elemento de marca só por si.

Sustentabilidade

De acordo com a Friends of Glass, o vidro é o material de embalagem com as melhores credenciais ambientais, já que é 100% e infinitamente reciclável. O organismo sublinha que o vidro reciclado já tem um peso superior a 50% na produção de novas embalagens, o que permite reduzir o consumo de novas matérias-primas como a areia, o carbonato de sódio e o calcário.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal