Energia

Ruído e vibrações incomodam-te? Vêm aí os metamateriais!

Projeto que envolve a Universidade de Coimbra procura novas soluções para reduzir a exposição excessiva ao ruído e às vibrações
Texto
Aviões provocam ruído (foto: SevenStorm/ Pexels)
Aviões provocam ruído (foto: SevenStorm/ Pexels)

Os metamateriais podem ser a resposta para o desenvolvimento de aplicações acústicas para mitigar problemas de ruído e de vibrações na indústria, edifícios ou meios de transporte. O tema vai ser alvo de estudo de um projeto internacional no qual participa a Universidade de Coimbra.

Metamateriais “são materiais cujas propriedades vão para além do que se pode encontrar na natureza” esclarece Luís Godinho, coordenador do projeto Metavision no Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em comunicado.

O investigador acrescenta que os metamateriais “são materiais artificiais, modificados ou criados de forma a apresentar certas propriedades específicas”, pelo que, no caso da acústica e das vibrações, o objetivo passa por criar estruturas cujo comportamento apresenta desempenhos de proteção muito além dos esperados ou observados num material isolado».

Luís Godinho - AWAY
Luís Godinho, da Universidade de Coimbra (foto: divulgação)

Dedicado à formação de novos doutorados na área específica dos metamateriais para aplicações acústicas e mitigação de vibrações, o projeto Metavision visa formar uma nova geração com competências específicas neste tipo de soluções.

Luís Godinho explica que a investigação procura, por um lado, reduzir a exposição excessiva ao ruído e às vibrações por parte das populações e, por outro, diminuir o volume e peso dos materiais usados para mitigar o problema, já que tal traz benefícios económicos e ecológicos de forma direta.

Com o envolvimento de universidades, institutos de investigação e indústrias de pequena e grande dimensão de diferentes setores, o projeto Metavision tem como preocupação central a aplicabilidade industrial das novas soluções de controlo de ruído e vibrações, abrindo caminho para uma Europa mais silenciosa e mais verde.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal