Sustentabilidade

Prédio de 14 andares quase sem cimento? Sim, é possível!

Return to Form é um novo edifício residencial de 14 andares que ganha forma graças a um composto de madeira
Texto

Na busca por construções mais sustentáveis, o cimento deixa de ser o preferido e a madeira ganha destaque. E se casas pequenas neste material já não despertam grande curiosidade, prédios de 14 andares em madeira fazem-nos olhar duas vezes. Não é por isso de estranhar que o Return to Form, uma construção que vai ganhar forma em Denver, nos Estados Unidos, esteja a despertar tanto interesse.

O Return to Form é um edifício residencial que será composto por 84 unidades de habitação, um café, um ginásio e um espaço de coworking. Mas o mais interessante disto tudo é que grande parte dele vai ser construído usando mass timber, um novo composto de madeira que ajuda a diminuir a pegada ambiental das construções.

Prédio de 14 andares em madeira - AWAY
Return to Form é quase todo em madeira (imagem: Tres Birds)

A mass timber é uma nova tecnologia que utiliza madeira de árvores não muito grandes, de florestas geridas de forma sustentável. O material é laminado e colado, resultando num composto durável e resistente, que é também à prova de fogo, algo essencial quando se fala no setor da construção.

Infelizmente, não será possível deixar o cimento completamente de parte. Dois andares que servem de base vão ser neste material não tão sustentável. Ainda assim, os restantes 12 andares por onde se espalham os apartamentos vão ganhar forma graças ao composto de madeira.

Prédio de 14 andares em madeira - AWAY
Material usado é mass timber (imagem: Tres Birds)

Por trás deste projeto, que foi um dos seis vencedores da Competição Mass Timber: Construir para Zero-Emissões, está a empresa de arquitetura Tres Birds, conhecida por criar projetos mais sustentáveis, a empresa de constução Katz Development, a Timberlab, responsável pelo composto mass timber e os engenheiros estruturais da KL&A.

Apesar de ainda não ser muito comum vermos prédios em madeira, a aposta neste material renovável é cada vez maior. Na Suécia, a cidade de Växjö é conhecida pelas suas construções em madeira em vez de tijolo. Mesmo nos Estados Unidos, apesar de inovador, o Return to Form será apenas o segundo maior prédio em madeira do país. O mais alto encontra-se no estado de Wisconsin e tem 25 andares de altura.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos