Sustentabilidade

Projeto em Guimarães planta uma árvore por cada nascimento

Iniciativa conjunta de quatro entidades, lançada em 2022, já permitiu até à data plantar 1400 árvores autóctones
Texto
Ação de plantação de árvores em Guimarães (foto: divulgação)
Ação de plantação de árvores em Guimarães (foto: divulgação)

Uma iniciativa em curso no concelho de Guimarães leva a que seja plantada uma árvore por cada nascimento no Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães (HSOG). A ideia lançada em 2022, concretamente no Dia Mundial da Árvore, fez com que já tenham sido plantadas 1400 árvores autóctones.

“Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor” é o nome deste projeto que junta o Laboratório da Paisagem, o município de Guimarães, o HSOG e a Resinorte.

Plantação de árvores - AWAY
Plantação de árvores (foto: N. Buscher/ Unsplash)

A campanha permite aos recém-pais receberem, através de um voucher, uma árvore autóctone que podem plantar num terreno próprio ou numa das plantações conjuntas, a realizar em locais designados pelo município de Guimarães, com o apoio técnico do Laboratório da Paisagem.

A Resinorte, empresa responsável pelo tratamento de resíduos em municípios do norte-central, apoia esta iniciativa através do projeto Toneladas de Ajuda. Esta consiste em valorizar os resíduos recicláveis do Hospital, em concreto os resíduos de papel e cartão, em troca de uma contrapartida financeira.

Guimarães - AWAY
Guimarães (foto: W. Adriel/ Unsplash)

No ano passado, a empresa recolheu cerca de 72 toneladas de material reciclável, o que resultou em cerca de 6100 euros para a aquisição de novas árvores autóctones. Caso os pais não reclamem os vouchers, eles são igualmente utilizados em plantações conjuntas promovidas pelo Laboratório da Paisagem.

O projeto “Uma Árvore por Cada Vida – Criar Raízes Por Um Mundo Melhor” pretende reforçar a iniciativa municipal “Guimarães mais Floresta” que tem como objetivo reflorestar várias áreas do concelho, contribuindo para a proteção e a promoção da biodiversidade e da floresta autóctone.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio