Sustentabilidade

Plantação de medronheiros em Loulé compensa CO2 de viagens de eurodeputado

Foram plantados cerca de 120 medronheiros com o apoio dos técnicos municipais e alunos e docentes da Escola Profissional Cândido Guerreiro
Texto

O eurodeputado português Francisco Guerreiro e o município de Loulé juntaram-se para realizar uma iniciativa de plantação no concelho. A ideia surgiu no seguimento de o eurodeputado pretender compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) provocadas pelas viagens de avião que faz mensalmente, entre Portugal e Bruxelas ou Estrasburgo.

O Grupo Parlamentar Europeu Os Verdes/ Aliança Livre Europeia, do qual Francisco Guerreiro faz parte, propôs à Câmara Municipal de Loulé, em 2022, financiar a realização de uma iniciativa de reflorestação com árvores e arbustos autóctones, tal como a respetiva manutenção por um período mínimo de dois anos, num terreno municipal.

Ação de plantação em Loulé - AWAY
Ação de plantação em Loulé (Foto: divulgação)

A autarquia aceitou o desafio e disponibilizou para a plantação um terreno municipal na freguesia de Alte. Loulé foi o concelho selecionado para a realização da iniciativa, não só pela abertura demonstrada, mas também pelo facto de ser fustigado por incêndios de forma cíclica.

Foram plantados cerca de 120 medronheiros com a ajuda de técnicos municipais, bem como alunos e docentes da Escola Profissional Cândido Guerreiro envolvidos no projeto FertiAlte - Unidade de Compostagem Aeróbica de Alte. A iniciativa permitiu-lhes, aliás, aplicar algum do composto produzido no âmbito do projeto.

Plantação de medronheiros - AWAY
Plantação de medronheiros (Foto: divulgação)

Elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Proteção Civil, dos Sapadores Florestais e da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão marcaram também presença na ação.

É estimado que a iniciativa promova a fixação do CO2 atmosférico, a retenção de água no solo e a biodiversidade. Francisco Guerreiro pretende que aquela seja um exemplo a ser recriado pelos seus colegas eurodeputados portugueses e por mais municípios.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Plano da União Europeia vai ajudar a salvar as abelhas
Base logística do Intermarché já tem painéis solares fotovoltaicos
Antártida tem um novo iceberg 15 vezes maior do que Lisboa