Sustentabilidade

Recolha de 38 mil rolhas de cortiça dá origem à plantação de 3800 árvores

Iniciativa de vários produtores de vinho permitiu recolha seletiva de rolhas de cortiça e leva a ação de reflorestamento
Texto
Produtores de vinho reflorestam território (Foto: Unsplash)
Produtores de vinho reflorestam território (Foto: Unsplash)

Os produtores de vinho José Maria da Fonseca, Ravasqueira, Lima & Smith e Quinta da Lagoalva vão contribuir para a reflorestação do território português, com a plantação de 3822 árvores autóctones. A iniciativa resulta da campanha “Vinhos que vão bem com o ambiente”, realizada entre os passados meses de junho e outubro.

Presente em várias cadeias de supermercados, a campanha tinha como objetivo reunir o maior número de rolhas de cortiça usadas, ao incentivar os clientes para que as depositassem em recipientes especialmente concebidos para o efeito.

Rolhas - AWAY
Rolhas (Foto: Amar Preciado/Pexels)

Por cada 10 rolhas de cortiça recicladas vai ser plantada uma árvore. No total, a campanha conseguiu recolher 38.222 rolhas de cortiça, o que significa que vão ser plantadas 3822 árvores autóctones no Parque Natural da Serra de Sintra-Cascais.

As árvores a plantar são das espécies amieiros, azinheiras, bordos, carvalhos, freixos, lódãos, loureiros, medronheiros, pilriteiros e salgueiros, entre outras.

Parque Natural da Serra de Sintra-Cascais - AWAY
Parque Natural da Serra de Sintra-Cascais (Foto: Paulo Valdivieso)

A campanha está associada ao Green Cork, um projeto de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem coordenado pela Quercus, em parceria com a corticeira Amorim, e cuja finalidade é contribuir para a reciclagem das rolhas de cortiça e para a recuperação da floresta portuguesa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos