Energia

5 maiores parques de energia solar fotovoltaica do mundo

Energia solar fotovoltaica é cada vez mais uma das opções escolhidas quando se fala em energias renováveis
Texto

O mundo está na eminência de enfrentar uma crise energética sem precedentes e ao mesmo tempo que se exige o fim da exploração de combustíveis fósseis é urgente encontrar alternativas. A energia solar é uma delas e os 5 maiores projetos de energia solar do mundo são um bom exemplo disso mesmo.

Os países estão cada vez mais empenhados em encontrar soluções que permitam mitigar a dependência do carvão e do petróleo e são justamente os maiores “consumidores” de energia aqueles que também estão na linha da frente em busca de alternativas, como poderás ver na galeria Top5.

De acordo com um relatório da Agência de Energia Internacional (IEA na sigla original em inglês), a capacidade instalada de energias renováveis aumentou mais de 8% até março de 2022, face ao período homologo. Desse aumento, 60% é referente a projetos de energia solar.

Fica abaixo com o ranking de acordo com a IEA (até maio de 2022).

Top 5 de maiores parques solares

1. Bhadla Solar Park (Índia)

É atualmente reconhecido como o maior parque solar a nível mundial. Localizado na província de Rajasthan, na Índia, ocupa uma área de cerca de 14 mil hectares.

Este parque solar, propriedade da National Thermal Power Corp. arrancou em 2017 com 1515 MW de capacidade e estima-se que em 2022 atinja 2,25 gigawatts (2250 MW).

Bhadla Solar Park - AWAY
Bhadla Solar Park na Índia (foto: NT Power Corp./DR)

2. Hainan Solar Park (China)

O Huanghe Hydropower Hainan Solar Park, tem a particularidade de ter sido largamente fornecido com painéis solares da conhecida Huawei e está localizado na remota província chinesa de Qinghai e cobre uma área superior a 546 hectares.

Como grande parte das empresas energéticas chinesas é detido pelo estado e tem uma capacidade estimada de 2,2 GW (2200 MW). No entanto existem planos para superar os 10 GW até 2025 o que o poderá tornar o maior do mundo.

3. Pavagada Solar Park (India)

A Índia é um dos maiores produtores de energia solar do mundo e consegue colocar outro parque neste Top5.

Localizado no distrito de Karnataka na Índia, o parque solar de Pavagada ocupa 13 mil hectares e tem uma capacidade instalada de 2,05 GW (2055 MW).

4. Benban Solar Park (Egypt)

O maior projeto solar em África está sediado em Benban uma vila na região de Aswan no Egipto e é propriedade da NREA (estatal). Ocupa cerca de 9 mil hectares e estima-se que alimente mais de 4 milhões de casas.

Tem uma capacidade instalada de 1,6 GW mas existem projetos do governo egípcio para aumentar significativamente a infraestrutura até 2035.

Benban Solar Park - AWAY
Benban Solar Park no Egipto (foto: NREA/DR)

5. Tenger Desert Solar Park

Haveria vários projetos que poderiam estar no Top5 de tal forma é dinâmica a expansão dos parques solares a nível mundial, mas o quinto lugar pertence a mais um projeto chinês.

Localizado em Zhongwei, província de Nigxia, na China, ocupa uma área de 1200 km2 no deserto de Tenger e tem uma capacidade instalada de 1,54 GW (1547 MW)-

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal