Energia

Painéis solares podem vir a ser obrigatórios em novos edifícios já em 2023

Enquanto UE revê diretiva para desempenho energético de edifícios, surge recomendação para tornar painéis solares obrigatórios
Texto
Painéis solares podem ser obrigatórios em edifícios  (Foto: M. Fernandez/AP)
Painéis solares podem ser obrigatórios em edifícios (Foto: M. Fernandez/AP)

Numa altura em que se fala da importância de se utilizarem energias verdes como alternativa a fontes fósseis, um novo relatório citado pela Zero alerta que, até 2023, deve ser obrigatório instalar painéis solares em edifícios novos e a passar por grandes remodelações na União Europeia (UE).

O relatório do Oeko-Institut e da Rede de Ação Climática, da qual a associação ambientalista Zero faz parte, alerta que o aproveitamento da energia solar na União Europeia tem de ser potenciado o mais rapidamente possível de forma a baixar os preços da energia.

Além disso, caso passe a ser obrigatório instalar painéis fotovoltaicos, será possível aumentar a segurança energética e ajudar a União Europeia a cumprir os seus objetivos climáticos.

painéis solares em edifício
Edifício com painéis solares (Foto: G.A. Vásquez/AP)

Em comunicado, a Zero, que cita o relatório, frisa que a obrigatoriedade de se instalar painéis solares em novos edifícios deve ser um ponto-chave de discussão para os decisores políticos, no âmbito da atual revisão da Diretiva Europeia para o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD).

A Zero explica que o relatório recomenda que, na União Europeia, os painéis fotovoltaicos sejam obrigatórios em todos os edifícios novos e com grandes obras de renovação até ao verão de 2023.

painéis fotovoltaicos em telhado
Painéis solares ajudam a baixar fatura de energia (Foto: Pexels)

A partir de 2027, a obrigatoriedade deverá ser estendida a edifícios públicos e privados de serviços.

A Zero lembra que alguns Estados-Membros tornaram-se pioneiros ao adotar esta obrigação, mas a “UE precisa de uma abordagem harmonizada”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano