Energia

Painéis solares na varanda produzem energia enquanto tomas banhos de sol

Startup alemã desenvolveu painéis solares de fácil instalação para serem usados em varandas
Texto

Quem tem uma varanda sabe que é possível dar-lhe um sem número de utilizações. Há quem a use para pôr roupa a secar, para fazer uma mini-horta ou para desenvolver o bronze no verão. Nós descobrimos uma startup alemã que criou uma nova forma de rentabilizar o espaço: com painéis solares amovíveis.

A produção de energia solar é considerada vantajosa para os privados. Mas a não ser que se tenha uma moradia própria, é difícil aproveitar as maravilhas do sol. Os painéis fotovoltaicos da We Do Solar foram pensados para serem instalados nas guardas das varandas por qualquer pessoa.

Painéis solares na varanda - AWAY
Painéis solares em varanda

Foram lançados em fevereiro 2022 e, de acordo com a startup, são os painéis solares mais leves da Europa desenhados para terraços, com cada um a pesar cerca de 1 kg.

Vão estar disponíveis em packs de oito e são simples de instalar. Tiras desenhadas para resistir aos elementos permitem fixar os painéis solares na vedação da varanda. Depois é conectar os painéis ao microinversor e este à tomada exterior. Feito, já se está a produzir energia solar.

Toda a informação sobre a produção pode ser acompanhada numa aplicação que simplifica os dados. Ou seja, vai dizer não apenas que foi gerada um 1 kWh, mas sim que essa energia é suficiente para carregar o telemóvel 60 vezes. Também partilha dados sobre as emissões que foram evitadas.

Painéis solares em varanda - AWAY
Painéis solares na varanda

Ao utilizar-se os oito painéis fotovoltaicos, é possível baixar a pegada de CO2 da casa em até 600 kg por ano, o equivalente a uma viagem de carro de 4 mil km. Além disso, a We Do Solar refere que é possível reduzir em até 25% a conta da eletricidade.

O kit de oito painéis solares vai custar 1299 euros, mas, infelizmente, por enquanto apenas vai estar disponível na Alemanha. Quem sabe não chega ao resto da Europa em breve.

(Fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana, de 15 a 21 de abril
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano