Mobilidade

Autocarro a hidrogénio na Califórnia promete 644 km de autonomia

O operador publico de transportes da Califórnia vai ter 19 autocarros a hidrogénio em operação
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Se dúvidas ainda pudessem existir elas vão desaparecendo à medida que as notícias vão chegando um pouco de todo o mundo. O hidrogénio é cada vez mais a solução utilizada para a descarbonização dos transportes públicos. Eis aqui mais um exemplo.

A norte-americana ENC, uma subsidiária do Rev Group (um dos maiores fabricantes de veículos de transportes e serviços nos EUA), acaba de confirmar uma encomenda de 19 unidades do Axess Evo-FC, um autocarro de propulsão elétrica e alimentação a hidrogénio, por parte da Foothill Transit, um dos maiores operadores públicos de transportes na Califórnia, EUA, com grande destaque para a autonomia do modelo.

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Autocarro a hidrogénio Axess Evo-FC (foto: divulgação)

O Axess Evo-FC possui um gerador elétrico alimentado por baterias fuel cell (que a marca afirma serem as de maior densidade do mercado) com autonomia estimada de até 644 quilómetros e um tempo de reabastecimento entre 12 a 20 minutos. As emissões são apenas de vapor de água.

De acordo com informações da marca, o Axess-Evo pode ter várias configurações, incluindo modelos para operar em aeroportos, com chão plano e preparados para até 2 cadeiras de rodas (entre 37 a 43 passageiros sentados).

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Autocarro Axess em processo de enchimento do depósito, Boston/EUA (foto: divulgação)

A Foothill Transit irá juntar estes 19 novos autocarros à frota de cerca de 360 unidades que já tem, incluindo vários veículos híbridos e 100% elétricos.

A introdução deste novo autocarro a hidrogénio é mais um passo na descarbonização da rede de transportes do solarengo estado norte-americano, um dos que tem maiores exigências em termos de redução das emissões de gases nocivos à atmosfera.

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