O investimento na mobilidade a hidrogénio está a crescer em todo o mundo e agora é a vez de Estrasburgo apostar neste combustível sustentável. A cidade que serve de sede do Parlamento Europeu escolheu a portuguesa CaetanosBus para fornecer os primeiros autocarros elétricos movidos a hidrogénio.
Nos próximos cinco anos, o operador francês de transportes públicos CTS – Compagnie des Transports Strasbourgeois vai receber até 60 autocarros H2.City Gold, co-branded entre a CaetanosBus e a japonesa Toyota.
A partir de 2024, estes veículos a hidrogénio vão estar equipados com a nova geração da pilha de combustível da Toyota com uma potência nominal de 70 kW. A autonomia chegará a mais de 500 km, igualando assim a dos autocarros convencionais Diesel.
Nos últimos tempos, o mercado francês tem apostado em força nos autocarros elétricos movidos a hidrogénio, sendo que o H2.City Gold da CaetanoBus já está a circular na cidade de La Roche-Sur e deverá chegar este ano a Les Sables d’Olonne e ao catálogo da CATP – Centrale d’Achat du Transport Public.
Os autocarros a hidrogénio da CaetanoBus vão também ser usados pelo operador alemão Deutsche Bahn, pela EMT Madrid, entre outros.
Em comunicado, a CaetanoBus salienta que, com o contrato de Strasbourg, torna-se o fabricante de autocarros europeu com mais encomendas em carteira no segmento a hidrogénio.