Mobilidade

Portuguesa CaetanoBus vende 60 autocarros a hidrogénio para França

CaetanoBus vai fornecer 60 autocarros a operador francês de transportes públicos
Texto

O investimento na mobilidade a hidrogénio está a crescer em todo o mundo e agora é a vez de Estrasburgo apostar neste combustível sustentável. A cidade que serve de sede do Parlamento Europeu escolheu a portuguesa CaetanosBus para fornecer os primeiros autocarros elétricos movidos a hidrogénio.

Nos próximos cinco anos, o operador francês de transportes públicos CTS – Compagnie des Transports Strasbourgeois vai receber até 60 autocarros H2.City Gold, co-branded entre a CaetanosBus e a japonesa Toyota.

Autocarro a hidrogénio CaetanosBus - AWAY
Estrasburgo vai ter 60 autocarros a hidrogénio (foto: CaetanoBus)

A partir de 2024, estes veículos a hidrogénio vão estar equipados com a nova geração da pilha de combustível da Toyota com uma potência nominal de 70 kW. A autonomia chegará a mais de 500 km, igualando assim a dos autocarros convencionais Diesel.

Nos últimos tempos, o mercado francês tem apostado em força nos autocarros elétricos movidos a hidrogénio, sendo que o H2.City Gold da CaetanoBus já está a circular na cidade de La Roche-Sur e deverá chegar este ano a Les Sables d’Olonne e ao catálogo da CATP – Centrale d’Achat du Transport Public.

Autocarro a hidrogénio CaetanoBus - AWAY
Autocarros a hidrogénio vão chegar à Alemanha e Espanha (foto: CaetanoBus)

Os autocarros a hidrogénio da CaetanoBus vão também ser usados pelo operador alemão Deutsche Bahn, pela EMT Madrid, entre outros.

Em comunicado, a CaetanoBus salienta que, com o contrato de Strasbourg, torna-se o fabricante de autocarros europeu com mais encomendas em carteira no segmento a hidrogénio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio