Mobilidade

Autocarros a hidrogénio made in Portugal vão circular na Alemanha

Motorização elétrica com pilha de combustível a hidrogénio faz sucesso em autocarro da CaetanoBus
Texto

O autocarro elétrico movido a hidrogénio CaetanoBus H2.CityGold acaba de ver novamente reconhecidas as suas potencialidades com uma recente encomenda de 60 novas unidades para a operadora de transportes alemã Deutsche Bahn (DB).

Este autocarro elétrico, co-branded entre a CaetanoBus e a Toyota, encontra-se já em ação em vários locais, enquadra-se na categoria standard com 12 metros (pode levar até 81 passageiros) possui piso baixo e carroçaria em alumínio. A versão a entregar à DB a partir de 2024 irá incluir já a evolução mais recente da pilha de combustível Toyota, com uma potência nominal de 70 kW (os anteriores tinham 60 kW).

autocarro hidrogénio - away
Autocarro CaetanoBus H2.CityGold (foto: Divulgação)

O H2.CityGold a fornecer à Deutsche Bahn, apresenta um conjunto de baterias de tecnologia LTO, com capacidade de 44 kWh e um motor elétrico com uma potência de 180 kW. Tem uma autonomia estimada de mais de 500 quilómetros.

Com a nova geração de pilha de combustível Toyota (a estrear em 2024) irá igualmente ser melhorada a integração desta nova tecnologia no autocarro, utilizando agora o calor libertado para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro e proporcionar ainda mais conforto na área dos passageiros e na cabina do motorista.

toyota - away
Autocarro a hidrogénio CaetanoBus (Foto: Toyota Eslovénia)

De acordo com informação distribuída à imprensa a CaetanoBus refere ainda que está também a implementar outras melhorias que irão potenciar o desempenho do veículo, tais como reduzir ainda mais o consumo de hidrogénio e aumentar o conforto da condução.

O autocarro H2.CityGold é um veículo de transporte de passageiros essencialmente urbano que conta com cerca de 115 unidades já em operação em várias cidades europeias, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Dinamarca, bem como a nível mundial na Arábia Saudita e Austrália.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos