O autocarro elétrico movido a hidrogénio CaetanoBus H2.CityGold acaba de ver novamente reconhecidas as suas potencialidades com uma recente encomenda de 60 novas unidades para a operadora de transportes alemã Deutsche Bahn (DB).
Este autocarro elétrico, co-branded entre a CaetanoBus e a Toyota, encontra-se já em ação em vários locais, enquadra-se na categoria standard com 12 metros (pode levar até 81 passageiros) possui piso baixo e carroçaria em alumínio. A versão a entregar à DB a partir de 2024 irá incluir já a evolução mais recente da pilha de combustível Toyota, com uma potência nominal de 70 kW (os anteriores tinham 60 kW).
O H2.CityGold a fornecer à Deutsche Bahn, apresenta um conjunto de baterias de tecnologia LTO, com capacidade de 44 kWh e um motor elétrico com uma potência de 180 kW. Tem uma autonomia estimada de mais de 500 quilómetros.
Com a nova geração de pilha de combustível Toyota (a estrear em 2024) irá igualmente ser melhorada a integração desta nova tecnologia no autocarro, utilizando agora o calor libertado para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro e proporcionar ainda mais conforto na área dos passageiros e na cabina do motorista.
De acordo com informação distribuída à imprensa a CaetanoBus refere ainda que está também a implementar outras melhorias que irão potenciar o desempenho do veículo, tais como reduzir ainda mais o consumo de hidrogénio e aumentar o conforto da condução.
O autocarro H2.CityGold é um veículo de transporte de passageiros essencialmente urbano que conta com cerca de 115 unidades já em operação em várias cidades europeias, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Dinamarca, bem como a nível mundial na Arábia Saudita e Austrália.