Mobilidade

Mercedes lança novo autocarro elétrico com extensor a hidrogénio

Autocarro elétrico com extensor de autonomia a hidrogénio é solução para longas distâncias
Texto

A Mercedes-Benz prepara-se para lançar no mercado o novo autocarro elétrico com extensor de autonomia a hidrogénio eCitaro fuel cell, capaz de cumprir até 350 quilómetros com uma única carga.

O novo autocarro 100% emissões zero será apresentado no início de junho, com as primeiras unidades comerciais a estarem disponíveis na versão articulada com capacidade até 128 passageiros e com destino preferencial para operadores de longa distância, que beneficiam da superior autonomia.

autocarro Mercedes-Benz - away
Mercedes-Benz eCitaro fuel cell (foto: divulgação)

O autocarro Mercedes-Benz eCitaro fuel cell recorre a uma unidade elétrica de 392 kW alimentada por um extensor a hidrogénio de 60 kilowatt (60 kW). A gestão da energia é inteiramente realizada de forma automática pelo sistema, com o hidrogénio a servir como uma forma de aumentar a autonomia do autocarro de forma significativa.

A solução apresentada, com locomoção elétrica e o hidrogénio como extensor (alimenta o gerador quando o sistema assim determina), é explicada pela marca alemã como a mais eficiente e económica nesta altura uma vez que a eletricidade limpa é mais barata do que o hidrogénio verde (produzido exclusivamente a partir de fontes renováveis).

autocarro eCitaro a hidrogénio - away
O eCitaro está disponível na versão articulada até 128 passageiros (foto: divulgação)

De acordo com o comunicado da marca um autocarro que funcionasse, neste momento, apenas a hidrogénio teria um custo por quilómetro mais elevado para assegurar (e se assim fosse realmente possível) um consumo de fontes inteiramente renováveis, em oposição a esta solução híbrida.

A Mercedes-Benz assegura que o novo eCitaro, que complementa a atual oferta 100% elétrica já em operação, chega ao mercado após intensos e rigorosos testes, nomeadamente para assegurar o correto funcionamento sob temperaturas extremas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano