Mobilidade

Autocarros elétricos em Barcelona carregam sem cabos em 5 minutos

Barcelona inaugurou numa linha com autocarros elétricos que carregam entre rotas com pantógrafos
Texto

Em Barcelona, andar num autocarro elétrico começa as ser cada vez mais comum. A Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) está a investir em veículos sem emissões e inaugurou uma nova linha urbana elétrica, a V15. Os 16 novos autocarros que circulam aqui carregam no fim de cada circuito, com pantógrafos.

Esta tecnologia inovadora é composta por duas partes, um pilar de carregamento ultrarrápido, neste caso com cerca de cinco metros, e um pantógrafo, um braço mecânico retrátil que fica no topo do autocarro e que se conecta com o carregador.

Autocarros elétricos em Barcelona - AWAY
Autocarros elétricos carregam entre rotas (foto: Endesa)

A joint venture Endesa XDomion ficou encarre de instalar estas infraestruturas de carregamento na rota V15, a que recebe agora os autocarros eletrificados. Ao todo foram instalados três postes de carregamento ultrarrápido nas estações terminais. Dois de 500 kW ficam na Passeig de Joan Borbó, e outro, de 250 kW, fica na Carrer de Josep Garí e Avinguda de Tibidabo.

Os autocarros da TMB costumam parar 5 minutos entre rotas e será durante este tempo que os pantógrafos vão conectar às torres de carregamento, garantindo que há bateria para todo o serviço.

No final do dia, os autocarros são carregados nas garagens, ficando com 100% de bateria em duas a três horas.

Para reforçar rede de carregamento nas garagens, a Endesa X – Domion vão instalar mais 37 carregadores noturnos na garagem de Triangle.

A TMB tem neste momento 30 autocarros elétricos na sua frota, sendo que todos vêm equipados com pantógrafos para o carregamento superrápido. Até 2024, a empresa espera ter a operar 232 autocarros sem emissões.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal