Energia

Carregamentos elétricos na EDP dariam para 1100 voltas ao planeta

Número de carregamentos elétricos na rede da EDP em 2022 triplicou comparativamente a 2021
Texto
Posto de carregamento elétrico EDP (foto: EDP)
Posto de carregamento elétrico EDP (foto: EDP)

A mobilidade elétrica continua em crescimento na Península Ibérica, o que fez disparar o número de carregamentos de veículos elétricos na rede da EDP em 2022. A energia usada permitiu percorrer 45 milhões de quilómetros sem emissões de CO2, o equivalente a 1100 voltas ao planeta.

2022 ficou marcado como um ano de crescimento para a mobilidade elétrica, especialmente em Portugal onde este segmento representou 11,6% das vendas totais.

Mobilidade elétrica - AWAY
Mobilidade elétrica continua a crescer (foto: AWAY/DR)

Este aumento refletiu-se no número de vezes que os postos elétricos foram usados, já que, ao todo, foram feitos 488 mil carregamentos na rede da EDP em Portugal e Espanha, um valor três vezes superior ao de 2021. De acordo com a energética, foram usados 8GWh de eletricidade para carregar os veículos elétricos.

Optando por veículos elétricos em vez de a combustíveis fósseis, os condutores conseguiram evitar a emissão de cinco mil toneladas de CO2.

A EDP tem também procurado desenvolver a sua rede pública de carregamento, aumentando-a para mais de 3500 pontos em operação ou desenvolvimento, na Península Ibérica.

Em Espanha, a empresa de energia vai avançar com um projeto para instalar mais de 400 pontos de carregamento nas lojas Decathlon e, em Portugal, foi feita a contratação de mais de 350 pontos de carregamento por PME.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano