Mobilidade

Novo robot Hyundai é capaz de carregar carros elétricos sozinho

Construtor coreano divulgou um vídeo com o ACR a carregar um veículo de forma totalmente automática
Texto

Ligar o cabo de carregamento ao veículo elétrico de forma manual? Isso pode vir a fazer parte do passado com o novo robô de carregamento automático (ACR, na sigla em inglês) desenvolvido pela Hyundai.

Criado com o objetivo de auxiliar os utilizadores de automóveis elétricos no processo de carregamento, nomeadamente superando questões de acessibilidade, o ACR é um robô de um braço, capaz de ligar um cabo à porta de carregamento do veículo e de o remover uma vez completado o processo.

O vídeo acima, acabado de divulgar pela Hyundai, mostra-nos o ACR a funcionar em ambiente real. Nele podemos ver que o carregamento do veículo (no caso o novo elétrico Hyundai Ioniq 6) é feito de forma totalmente automática.

Para tal, o ACR recorre a um algoritmo de inteligência artificial baseado numa câmara 3D para comunicar com o veículo e abrir a porta de carregamento, bem como para calcular a localização e ângulo exato da porta de carga. O robô pega então no carregador e fixa-o a esta, iniciando assim a sessão de carga.

Hyundai ACR - AWAY
Hyundai Automatic Charging Robot (ACR) - (foto: divulgação)

Uma vez concluída a carga, o robô retira o carregador, devolve-o ao seu lugar e fecha a tampa da porta de carga do veículo. O utilizador pode acompanhar o estado do carregamento através do seu smartphone e receber uma notificação assim que o processo esteja concluído.

O ACR da Hyundai foi desenvolvido para operar em quaisquer condições atmosféricas (tem nível de proteção IP 65 contra água e poeira) e está equipado com sensores laser que permitem detetar obstáculos e, caso necessário, interromper o carregamento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos