Um dos maiores argumentos contra a mobilidade elétrica é o carregamento. Enquanto encher um depósito com combustível demora cerca de dois minutos, carregar um veículo elétrico pode demorar horas. No mínimo, demora 20 minutos. E quanto mais rápido for o carregamento, mais o cabo sobreaquece.
Como é que se pode tornar o carregamento elétrico mais rápido – quase ao nível do tempo que se demora a encher um depósito – garantindo a segurança e evitando o sobreaquecimento? A NASA está a desenvolver uma tecnologia que pode dar resposta a esta questão.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue patrocinada pela NASA desenvolveu um sistema de arrefecimento para ser usado no espaço, mas que também tem utilizações em terra, especialmente no carregamento de veículos elétricos.
A tecnologia de arrefecimento, que começou a ser testada em agosto de 2021, é leve e garante que se mantém a temperatura de determinados sistemas no espaço, de forma a que não haja problemas.
Adaptada aos carregamentos, pode garantir uma carga completa para o veículo em pouco minutos.
Para que o carregamento seja mais rápido, é essencial que passe mais energia no cabo. No entanto, quanto mais alta for a amperagem, mais o sistema de carregamento aquece. Neste momento, o cabo mais rápido fornece 520 amperes. Para se carregar um veículo em cinco minutos, é necessário dar 1400 amperes.
O sistema de arrefecimento da NASA já foi testado ao serviço da mobilidade e permitiu que o veículo elétrico recebesse 4,6 vezes mais corrente do que com o carregador mais rápido atualmente no mercado.
Este cabo especial desenvolvido pela equipa de investigação fornece 2400 amperes de energia, mais do que os 1400 necessários para garantir um carregamento em cinco minutos.
Caso esta tecnologia venha a ser aplicada, pode ser o impulso necessário para levar mais veículos sem emissões para as estradas.