Mobilidade

Já podes carregar trotinetes elétricas com energia recuperada do metro

Projeto inovador em Barcelona utiliza energia recuperada da travagem do metro para proporcionar uma forma de carregar trotinetes elétricas
Texto
Sistema de carregamento de trotinetes MetroLinera (Fotos: cortesia TMB)
Sistema de carregamento de trotinetes MetroLinera (Fotos: cortesia TMB)

Os Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB) colocaram em marcha um projeto piloto que permite aos utilizadores do metro da cidade carregarem as suas trotinetes elétricas com energia recuperada e regenerada das travagens do metro, deixando-as em segurança em cacifos próprios para o efeito.

Assim, o uso eficiente da energia e os recursos gerados pela circulação do metro são protagonistas de uma nova solução, denominada MetroLinera, que pretende responder ao aumento da circulação de pessoas em soluções de micromobilidade.

Quando fores andar de metro poderás deixar a tua trotinete num cacifo em segurança ao mesmo tempo que deixas a bateria à carga.

Como funciona então o projeto MetroLinera?

A energia da travagem das carruagens de metro da rede em Barcelona, que até agora era desperdiçada passa a ser canalizada para baterias de armazenamento que possibilitam depois o carregamento das trotinetes em total segurança.

Iniciativa dos TMB estará em testes até 24 de outubro e pretende promover a utilização de transportes livres de emissões.

Até lá, os utentes terão várias promoções para poder experimentar o serviço e este passará a ser pago mas com descontos que vão até aos 50% para os estudantes.

O sistema para já arranca com nove boxes de carga elétrica individuais e modulares desenvolvidas pela MyLock que estão instaladas na linha 4 em Barcelona, através do acesso Zoo na Estação de metro de Ciutadella-Vila Olímpica.

Depois da fase de testes e do pleno início de funções os TMB irão avaliar uma possível expansão do sistema a outras estações.

O projeto MetroLinera nasceu de um desafio de ideias lançado aos trabalhadores da TMB integrado no projeto TMBInnova Estació del Futur, que está a permitir aos funcionários lançar ideias de renovação de espaços, conectividade, conforto e interação com utilizadores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Tecnologia Nissan e-Power nos novos Qashqai e X-Trail
Vê onde vão estar os radares da PSP em dezembro
Portugal poderá vir a ter produção de hidrogénio verde em Gondomar