Mobilidade

Inteligência artificial fornece rotas mais seguras a quem usa trotinetes

Em parceria com a Cycle AI, o serviço de mobilidade Bird lança nova funcionalidade que recorre à inteligência artificial
Texto
Trotinetes Bird (Foto: D.R.)
Trotinetes Bird (Foto: D.R.)

Permitir aos utilizadores de trotinetes Bird, em Lisboa, o planeamento de viagens mais seguras até ao seu destino é o objetivo que levou a empresa especializada no transporte elétrico a estabelecer uma parceria com a Cycle AI, startup portuguesa que utiliza inteligência artificial para garantir segurança na micromobilidade.

A Cycle AI desenvolveu uma tecnologia que projeta uma rede neural para estimar automaticamente a pontuação de segurança de qualquer local, a partir da perspetiva dos utilizadores.

Através de programas de crowdsourcing, a empresa reúne mais de 100 mil votos de utilizadores de trotinetes, os quais processa com avançados algoritmos de inteligência artificial, por forma a desenhar mapas de segurança para cidades em todo o mundo.

O sistema inovador está, a partir de agora e para já, apenas disponível aos utilizadores das trotinetes Bird que se deslocam em Lisboa, através da respetiva aplicação. Antes de iniciarem viagem, aparecerá no ecrã um pequeno banner que lhes permitirá aceder à app da Cycle Al e, a partir daí, planear a sua deslocação.

Lisboa foi a cidade eleita para o desenvolvimento de uma experiência-piloto que marca o arranque da parceria entre a Bird e a Cycle AI. A capital portuguesa foi a escolha óbvia para os responsáveis das duas empresas, pelo facto de a considerarem um dos epicentros da micromobilidade, onde se deslocam diariamente não só os habitantes da cidade, mas também inúmeros turistas.

As características urbanas e geográficas de Lisboa são também fatores que levaram ambas as empresas a considerar a cidade uma das regiões ideais para implementar a nova funcionalidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente