Poderá nascer na Península Ibérica um projeto eólico offshore flutuante transfronteiriço com capacidade instalada de até 1,96 GW. O plano prevê a instalação de dois parques de energia eólica que ficarão ao largo das costas de Viana do Castelo e Pontevedra.
Batizados de Creoula e Juan Sebastián Elcano em homenagem a dois navios históricos, o projeto para os parques eólicos offshore flutuantes foi apresentado pela IberBlue Wind, uma joint-venture que opera no mercado ibérico.
Caso avance, o projeto implicará um investimento global de cerca de 4 mil milhões de euros tanto para construção como manutenção.
Ao todo vão ser 109 turbinas eólicas de 18 MW, sendo que em Viana do Castelo ficará o parque Creoula com 80 aerogeradores e capacidade total de 1440 MW, e na costa espanhola ficará o Juan Sebastián Elcano, com 29 turbinas e potência nominal de 522 MW.
Em comunicado, a IberBlue Wind refere que ao fazer a implementação dos dois projetos em simultâneo, poderá reduzir os custos em até 32%. Além disso, maximizará sinergias tanto na fase de construção como de operações, o que permitirá uma redução dos preços de energia.
Este não seria o primeiro parque da IberBlue Wind em Portugal. Este ano, a joint-venture anunciou o desenvolvimento de um projeto eólico offshore na costa da Figueira da Foz.