Energia

Parque eólico offshore produzirá energia para 1 milhão de casas

As primeiras turbinas eólicas já foram instaladas neste parque offshore na costa dos Países Baixos
Texto
Instalação das turbinas eólicas no parque Hollandse Kust Noord (foto: CrossWind)
Instalação das turbinas eólicas no parque Hollandse Kust Noord (foto: CrossWind)

Está a nascer na costa dos Países Baixos um megaprojeto de energia eólica offshore com capacidade de alimentar um milhão de casas. As primeiras turbinas eólicas já começaram a ser montadas e uma delas tem lâminas maiores do que as asas de um Airbus A380.

O parque Hollandse Kust Noord, como se chama, está a ser desenvolvido pela CrossWind, uma joint venture entre a Shell e a Eneco, e fica a 18,5 km da costa dos Países Baixos. Deverá ficar totalmente operacional no final de 2023.

Parque eólico - AWAY
Instalação de turbinas eólicas no parque offshore (foto: CrossWind)

Terá 759 MW de capacidade total instalada, o que irá permitir gerar pelo menos 3,3 TWh de energia por ano, o suficiente para suprir 2,8% das necessidades energéticas do país.

Ao todo terá 69 turbinas eólicas da Siemens Gamesa, sendo uma delas a 11.0-200D com pás de 97 metros, mais 17 do que as asas do Airbus A380, e capacidade de produção de até 11 MW.

As turbinas eólicas estão apoiadas em monopilares e o processo de instalação está a ser feito 24h por dia, sete dias por semana, explica a CrossWind em comunicado. Cada aerogerador demora 24 horas a ser instalado.

Turbina eólica - AWAY
Turbina eólica Siemens Gamesa 11.0-200D (foto: Siemens Gamesa)

A turbina é instalada por partes, sendo que as lâminas só podem ser colocadas quando há uma janela de tempo longa em que o vento sopra a menos de 12 m/s, a velocidade a que fica difícil segurar um guarda-chuva, para comparação.

Além das turbinas eólicas, o parque vai testar novas tecnologias para facilitar uma produção mais estável de energia, como um parque de energia solar flutuante, baterias de armazenamento de curta duração e a produção de hidrogénio verde como uma técnica de armazenamento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias