Energia

Parque eólico offshore de 990 MW vai nascer na Figueira da Foz

Ao todo vão ser instaladas 55 turbinas eólicas offshore com capacidade para gerar eletricidade para milhares de casas
Texto
Parque eólica offshore vai nascer na Figueira da Foz (foto: IberBlue Wind)
Parque eólica offshore vai nascer na Figueira da Foz (foto: IberBlue Wind)

A Figueira da Foz vai ter um novo parque de energia eólica offshore. Batizado de Botafogo em homenagem a um navio de guerra português do século XVI, o novo projeto irá ocupar uma área de 359 km2 e terá 55 turbinas eólicas de 18 MW instaladas em plataformas flutuantes ancoradas ao fundo do mar.

O parque de energia eólica vai estar a entre 30 e 50 km da costa e terá capacidade total de 990 MW, produzindo assim eletricidade limpa para centenas de milhares de casas.

Parque eólica offshore - AWAY
Parque vai ter 55 turbinas eólicas de 18 MW (foto: IberBlue Wind)

Este é o primeiro projeto em Portugal da IberBlue Wind, uma joint venture (JV) que junta a Simply Blue Group, empresa irlandesa de energia eólica offshore flutuante, e as espanholas Proes Consultores e FF New Energy Ventures.

Para dar forma a este projeto de energias renováveis, a JV pretende trabalhar com diferentes stakeholders de forma a que todo o processo seja feito com a máxima transparência e esteja integrado no território, refere a IberBlue Wind em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a IberBlue Wind, a escolha da localização prende-se com vários fatores, entre eles o elevado potencial eólico da Figueira da Foz, as infraestruturas portuárias e o baixo impacto sobre outras atividades que sejam desenvolvidas na zona.

Energia eólica offshore - AWAY
Parque eólico vai ter capacidade de 990 MW (foto: IberBlue Wind)

A Figueira da Foz tem sido escolhida para receber projetos de energia eólica, sendo que o fundo de investimento dinamarquês Copenhagen Infrastructure Partners (CIP) já anunciou que pretende investir 8 mil milhões de euros num projeto de energia eólica na zona.

A IberBlue Wind está a desenvolver vários projetos na Península Ibérica, querendo atingir pelo menos 2 GW de energia eólica offshore. O ano passado, a JV anunciou um outro parque em Espanha, este ao largo das costas de Cádis e Málaga também com capacidade instalada de 990 MW.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos