Energia

Horta solar em Lisboa testa sistema agrovoltaico em cidade

Projeto da FCUL e da Image4All traz painéis solares para horta urbana para gerar energia
Texto
Horta solar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (foto: divulgação)
Horta solar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (foto: divulgação)

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) tem agora uma horta coberta por painéis solares. A nova Horta Solar é um projeto desenvolvido em parceria com a Image4All, uma empresa de engenharia e eficiência energética, e combina a geração de energia solar e a produção agrícola.

Este novo sistema agrovoltaico em ambiente urbano está no campo exterior de energia solar do campus da FCUL, no Campo Grande, e surge no âmbito do laboratório vivo para a Sustentabilidade @Ciência. Além de gerar energia para autoconsumo, vai permitir desenvolver investigação científica no setor agrícola.

A solução agrovoltaica surge como uma forma de se usar um determinado terreno para mais do que uma coisa, permitindo a sinergia entre o fotovoltaico e a agricultura.

Hortal solar - AWAY
Painéis na horta da FCUL (foto: divulgação)

Os painéis solares foram instalados em estruturas elevadas e os módulos – que são normais e bifaciais – estão afastados uns dos outros para que haja passagem dos raios de sol. A energia gerada vai satisfazer os consumos de outras experiências científicas do laboratório.

O pequeno parque inclui ainda painéis chamados de dummies, que são apenas chapas metálicas que ocupam o espaço entre os módulos para fazer variar a exposição solar no terreno.

As culturas que estão por baixo dos painéis são variadas e servem para testar como é que o diferente acesso aos raios solares poderá impactar o desenvolvimento e as necessidades hídricas da fauna e flora.

Este projeto da FCUL com a Image4All permite ainda explorar a implementação deste tipo de parques de energia solar nas cidades, onde é mais caro porque não há tanto espaço disponível. A Horta Solar é um primeiro passo, e o objetivo é replicar o modelo em hortas urbanas em Lisboa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano