Sustentabilidade

Reciclagem: escolas recolhem 94 toneladas de equipamentos elétricos

400 estabelecimentos de ensino portugueses aderiram à 13.ª edição da “Escola Electrão”
Texto
Recolha de equipamentos elétricos
Recolha de equipamentos elétricos

A Electrão arrancou com a 13.ª edição da campanha “Escola Electrão” que convida as pessoas a deixarem o seu lixo eletrónico num dos 400 estabelecimentos de ensino nacionais aderentes. Só no primeiro período deste ano letivo, já foram entregues mais de 94 toneladas de equipamentos.

As escolas participantes têm como missão reunir pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos que poderiam acabar no lixo, não sendo corretamente tratados. Quanto mais materiais recolhem, mais pontos recebem.

Escola Electrão - AWAY
Lona da campanha “Escola Electrão” (foto: divulgação)

Por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos eletrónicos, a escola recebe um ponto. Cada dez pontos acumulados convertem-se num cheque-prenda no valor de 75 euros.

Entre setembro e dezembro de 2023, já foram recolhidas 89,9 toneladas de aparelhos elétricos, 2,8 toneladas de pilhas e 1,3 toneladas de lâmpadas.

Na edição do ano passado, a campanha “Escola Electrão” recolheu mais de 300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos. Este valor representou um aumento de 12% face a 2022. Ao longo das 12 edições, foram recolhidas mais de seis toneladas de equipamentos nas escolas aderentes.

A 13.ª edição vai decorrer durante todo o período letivo, ou seja, entre setembro de 2023 e junho de 2024. Para se saber onde é possível deixar os equipamentos elétricos, pilhas e lâmpadas, basta consultar o estabelecimento de ensino mais próximo no site.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabes quais são os equipamentos elétricos com maior impacto ambiental?
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma