Sustentabilidade

Portugueses aumentaram reciclagem de embalagens durante o verão

Os portugueses estão cada vez mais empenhados em demonstrar um sólido compromisso com a reciclagem e o ambiente
Texto
Reciclagem (foto: Teksomolika/Freepik)
Reciclagem (foto: Teksomolika/Freepik)

Durante o verão de 2023 (julho a agosto), os portugueses demonstraram um sólido compromisso com a reciclagem, separando as suas embalagens de forma assinalável.

Em julho, verificou-se um incremento de +3% nas recolhas seletivas de resíduos de embalagens em comparação com o mês anterior. No entanto, o destaque vai para o mês de agosto, que registou um considerável aumento de +10% nas recolhas seletivas deste tipo de resíduos, quando comparado com o mês anterior, segundo dados apurados no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), onde a Novo Verde opera enquanto entidade gestora.

Um exemplo relevante desta tendência positiva de reciclagem é o material Vidro, que registou um aumento de +9% nas recolhas do mês de julho e um importante aumento de +14% em agosto. A participação da população é digna de reconhecimento, e a Novo Verde expressa sua profunda gratidão a todos os envolvidos.

Quanto à análise do período acumulado de janeiro a agosto do ano 2023, os portugueses colocaram nos ecopontos cerca de 304 162 toneladas de resíduos de embalagens. Os materiais que mais se cresceram, em comparação com o período homólogo, foram o Papel/Cartão, com um aumento de +5.1%, e o Plástico, com um aumento de +1.9%.

Estes resultados refletem o compromisso contínuo dos portugueses com a reciclagem e fortalecem a estratégia de investigação e desenvolvimento da Novo Verde. Além disso, demonstram a eficácia das iniciativas de comunicação, sensibilização e educação que a Novo Verde tem implementado.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?