Sustentabilidade

Recolha ao domicílio permitiu reciclar cerca de 4200 equipamentos elétricos

Iniciativa do Electrão permitiu recolher cerca de 4200 equipamentos elétricos em fim de vida da casa das pessoas
Texto
Recolha de equipamentos elétricos ao domicílio (foto: Electrão)
Recolha de equipamentos elétricos ao domicílio (foto: Electrão)

O projeto de recolha porta a porta de equipamentos elétricos do Electrão está a ter cada vez mais adeptos. Em 2023, foram recolhidas 203 toneladas de eletrodomésticos usados, o que representou um aumento de 70% face a 2021 e 2022, os dois primeiros anos do projeto.

O ano passado, o projeto recolheu 70 toneladas de equipamentos de frio, como frigoríficos, 84 toneladas de outros grandes equipamentos elétricos, como máquinas de lavar roupa e loiça, e ainda 14,5 toneladas de pequenos equipamentos, como torradeiras. As restantes 34,5 toneladas foram lâmpadas, equipamentos informáticos e pilhas, explico o Electrão em comunicado.

Ao todo, 2806 famílias beneficiaram deste serviço e foram recolhidos 4200 eletrodomésticos.

A iniciativa de recolha porta a porta nasceu em 2021 e opera atualmente em seis concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (Almada, Lisboa, Loures, Moita, Odivelas e Seixal). Ainda este ano, o objetivo é duplicar o número de municípios, estando já a ser estudado o alargamento para Amadora, Cascais, Mafra, Oeiras, Palmela e Sintra.

Equipamento elétrico - AWAY
Carrinha que faz recolha de equipamentos elétricos (foto: Electrão)

O projeto permite aumentar a recolha deste tipo de equipamentos, evitando assim a tendência de acumulação, garantir a proteção da saúde humana e do ambiente e combater o mercado paralelo.

O projeto é promovido em colaboração com os municípios. As recolhas são gratuitas e as equipas garantem o transporte dos eletrodomésticos usados desde o interior da residência até ao veículo. Desta forma é também possível garantir que 99% dos equipamentos estão completos, evitando assim que componentes nocivos acabem no ambiente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
7 conselhos para conduzires em segurança em dias de chuva
Novo Dacia Spring traz novo design e mais equipamentos
Circulação de comboios na Linha de Cascais com cortes este fim de semana