Sustentabilidade

Projeto de economia circular já reutilizou 393 toneladas de equipamentos

Só em 2022, o Electrão e a Entreajuda deram nova vida a 61 toneladas de equipamentos elétricos usados
Texto
Electrão e Entreajuda recuperam equipamentos (foto: Gaspar Uhas/Unsplash)
Electrão e Entreajuda recuperam equipamentos (foto: Gaspar Uhas/Unsplash)

Nos últimos 14 anos, um projeto de economia circular do Electrão, em conjunto com a associação Entrajuda, já permitiu a reutilização de 393 toneladas de equipamentos elétricos usados. Em 2022, as duas entidades deram uma nova vida a 61 toneladas de equipamentos que, em alternativa, teriam como último destino a reciclagem.

Esta parceria que junta a associação de gestão de resíduos e o projeto de solidariedade social promove a reutilização de equipamentos elétricos, antigos ou avariados, que após simples reparações, são doados a novas famílias.

Carregadores usados - AWAY
Carregadores usados (foto: divulgação)

Caso os equipamentos não tenham uma possível reutilização, devido à sua antiguidade ou valor energético ineficiente, são encaminhados para reciclagem pelo Electrão.

No ano transato, nas instalações da Entrajuda, foram recuperadas 49 toneladas de computadores e impressoras. Ainda é de acrescentar cinco toneladas de ecrãs, cinco toneladas de equipamentos de frio e duas toneladas de grandes eletrodomésticos.

A Entrajuda apoia instituições de solidariedade no combate à pobreza. Além de contribuir com um banco de bens alimentares doados, também conta com um banco de bens não alimentares doados, que inclui os equipamentos elétricos usados.

Ecrãs velhos - AWAY
Ecrãs usados (foto: divulgação)

Os equipamentos elétricos usados, doados por particulares e empresas, são entregues nas instalações da Entreajuda, que é também um dos mais de 9 mil pontos da rede Electrão. A distribuição dos equipamentos elétricos é feita, posteriormente, por esta instituição, tendo em conta as necessidades reportadas e as atividades realizadas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social a quem prestam apoio.

Ao promover a reutilização, o Electrão e a Entrajuda não só ajudam a promover a economia circular dando uma nova vida a equipamentos elétricos usados, como também apoiam famílias com menos recursos financeiros e sem possibilidade de adquirir novos equipamentos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias