Mobilidade

A cidade do pecado será a primeira a receber o robotáxi elétrico da Hyundai

Serviço de robotáxi que usa um Ioniq 5 será lançado inicialmente em Las Vegas, uma cidade com vários desafios de segurança
Texto

Nem sempre o que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas. A Hyundai lançou uma campanha que mostra o robotáxi autónomo baseado no Ioniq 5 a deslocar-se em segurança por entre a confusão da cidade dos Estados Unidos, onde vai começar a operar em 2023.

O robotáxi elétrico Ioniq 5 tem nível de condução autónoma 4 – como mais de 30 sensores como câmaras e radares – que garantem deslocações sem acidentes nem sustos. E é isso mesmo que se vê no novo vídeo lançado pela Hyundai.

Robotáxi Ioniq 5 - AWAY
Robotáxi Ioniq 5 em Las Vegas (foto: divulgação)

Las Vegas é uma cidade altamente turística, tendo recebido em 2019 cerca de 42,5 milhões de visitantes. Tem também a particularidade de ter casos únicos que possam testar os níveis de segurança de um veículo autónomo.

No vídeo, vê-se o robotáxi da Hyundai a deslocar-se em ruas cheias de veículos, muitos deles com formatos não muito comuns, como limusines e camiões com billboards. Peões com fatos de fantasia estranhos a agir de forma imprevisível testam a segurança do Ioniq 5 autónomo.

Las Vegas é a primeira cidade a receber o serviço de robotáxi no final de 2023. A seguir, o Ioniq 5 autónomo irá para Los Angeles e mais tarde será lançado noutras cidades do mundo.

Como parte do treino do software, o robotáxi Ioniq 5 já está a aprender a circular em Boston e San Diego, nos Estados Unidos, e em Singapura.

O novo robotáxi elétrico Ioniq 5 é o resultado de uma parceria entre a Hyundai e a Motional, uma joint venture focada na condução autónoma que junta a Hyundai Motor Group e a Aptiv.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal