Mobilidade

Elétrico Hyundai Ioniq 5 ganha sistema de condução autónoma e vira robotáxi

Serviço anunciado pela marca sul-coreana deverá começar a ser testado em Las Vegas, em 2023
Texto
Hyundai Ioniq 5 robotáxi
Hyundai Ioniq 5 robotáxi

A Hyundai Motor Company deu a conhecer ao mundo o seu mais recente projeto: um robotáxi 100% elétrico criado com base no Ioniq 5. Este automóvel, revelado através da campanha global com o slogan “Innovation Begins, from Very Human Things” – em português Inovação começa a partir de coisas muito humanas –, foi apresentado pela primeira vez na IAA Mobility 2021 e é um veículo autónomo SAE de nível 4.

Em prol desta conceção, a marca sul-coreana associou-se à Motional, uma empresa norte-americana de veículos autónomos, para equipar o Ioniq 5 com hardware e software capaz de proporcionar um funcionamento seguro sem condutor. Assim nasceu o Ioniq 5 robotáxi, como a marca o chama.

O plano é de iniciar o transporte público de passageiros no Ioniq 5 robotáxi em 2023, começando em Las Vegas, depois expandido o serviço para as principais cidades dos Estados Unidos e, por fim, globalmente.

De acordo com a marca, o carro veículo conta com mais de 30 sensores (uma combinação de LiDAR, radar e câmaras) que foram instalados para dar ao veículo uma visão de 360 graus.

Graças à tecnologia Remote Vehicle Assistance (RVA) o veículo tem a cobertura necessária para operar em segurança numa vasta gama de ambientes de condução.

Cada sistema no Ioniq 5 robotáxi tem também um sistema de segurança que funciona como um backup e que entra em ação caso haja alguma falha. Desta forma é possível garantir o perfeito funcionamento dos travões, direção, comunicação e potência, garantindo uma viagem segura para os passageiros.

Em comunicado, a Hyundai afirma que “o objetivo é que o robotáxi seja totalmente autónomo, mas que mantenha um toque humano”. Esta ideia é também reforçada através da campanha da marca que inclui dois vídeos que enfatizam as qualidades humanas do robotáxi, demonstrando como adotam comportamentos de condução segura para garantirem sempre a segurança dos passageiros.

Podes ver um dos vídeos abaixo (em inglês):

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias