IONIQ Citizenship é o nome do programa de membros detentores da coleção de NFT (token não fungível) do automóvel elétrico IONIQ 6, lançada pela Hyundai. Esta é a segunda vez que o construtor emite um conjunto de NFT – tipo especial de token criptográfico que representa algo único – cujo objetivo é oferecer experiências únicas aos seus utilizadores.
O coupé elétrico IONIQ 6 ainda não tem data prevista de chegada a Portugal, mas no mundo digital a sua presença já se faz sentir. Com o lançamento de uma coleção de NFT alusiva ao novo modelo, a Hyundai procura expandir a experiência da eletrificação ao espaço digital, onde não existem limitações físicas.
Através da coleção de NFT, especialmente dirigida às gerações Y (millennials) e Z, os seus portadores têm acesso exclusivo a espaços digitais, conteúdos digitais especiais e itens físicos relacionados com IONIQ 6, sendo que alguns itens podem variar de acordo com a sua raridade.
As experiências relacionadas com o universo do IONIQ 6 serão expandidas através de parcerias, nomeadamente com a oferta de artigos de moda virtual e acesso exclusivo VIP ao Planet Hyundai, o espaço virtual da marca na plataforma de metaverso ZEPETO.
Os 5000 NFT emitidos pela Hyundai de forma gratuita abrangem seis temas diferentes: condução divertida; condução sem stress; trabalho; socialização; “cura”; entretenimento.
Cada um deles tem um design único, criado num formato que combina aleatoriamente vários fundos, cores e objetos. Desta forma podem resultar dezenas de milhares de combinações.
Também a Ferrari e a Lamborghini anunciaram já este ano a entrada na realidade virtual do metaverso e será de esperar que se preparem para marcar presença na realidade virtual, holografia, gaming e social media que a Web 3.0 permite.