Mobilidade

És estudante em Lisboa? Vê como podes aderir aos transportes gratuitos

Estudantes entre os 13 e os 23 anos vão poder usar transportes públicos grátis a partir de 1 de setembro
Texto
Transportes gratuitos em Lisboa para estudantes até aos 23 anos
Transportes gratuitos em Lisboa para estudantes até aos 23 anos

Depois de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos passarem a ter acesso aos transportes públicos gratuitos em Lisboa, é a vez dos mais novos. A partir de 16 de agosto, estudantes entre os 13 e os 23 anos e estudantes de medicina e arquitetura até aos 24 anos vão poder aderir à medida. Mas atenção, o título só poderá ser carregado a partir de 26 de agosto e a utilização tem início em setembro.

Se tens alguma questão sobre como podes usufruir da medida aprovada pela Câmara de Lisboa, nós ajudamos.

Sabes como podes beneficiar dos transportes gratuitos?

Sendo estudante, quais são as condições para poderes usufruir dos transportes gratuitos em Lisboa?

Tens de ter a tua morada fiscal em Lisboa, ser estudante e ter entre 13 e 23 anos. Caso sejas aluno do ensino superior e estejas inscrito nos cursos de medicina ou arquitetura, podes beneficiar da medida até aos 24 anos. Tens também de ser detentor ou então solicitar o cartão navegante (ou Lisboa Viva) com o perfil 4_18@escola.tp ou sub23@superior.tp.

Sou estudante deslocado e por isso não tenho morada fiscal em Lisboa. Tenho direito a usufruir dos transportes gratuitos?

De acordo com a informação da Câmara Municipal de Lisboa, apenas quem tem morada fiscal em Lisboa poderá beneficiar da medida.

Qual é a abrangência geográfica?

De acordo com a informação no site do Metropolitano de Lisboa, o título é válido no município de Lisboa.

Em que rede posso andar gratuitamente?

Para estudantes até aos 23 anos, o título pode ser usado nas redes CP, Carris, Metropolitano de Lisboa e Fertagus.

Como posso aderir?

Para fazer a adesão, é essencial dirigires-te a um ponto da Carris (lojas de Santo Amaro, Arco do Cego e Saldanha), da CP (gabinete de apoio ao cliente no Rossio e no Cais do Sodré), do Metropolitano de Lisboa (Espaços Cliente nas estações Campo Grande e Marquês de Pombal ou Espaços navegante nas estações Alameda, Jardim Zoológico e Entrecampos) ou da Fertagus (Gabinetes de Apoio ao Cliente da Estação do Pragal)

Se já tiveres o cartão navegante com perfil 4_18@escola.tp ou sub23@superior.tp, basta entregares a certidão que comprova o teu domicílio fiscal em Lisboa. Este documento pode ser pedido ao balcão das repartições das Finanças ou no Portal das Finanças online. Não pode ter sido emitido há mais de seis meses.

Se tiveres o cartão navegante sem o perfil perfil 4_18@escola.tp ou sub23@superior.tp, terás de entregar a certidão de domicílio fiscal, assim como a declaração de matrícula emitida pelo estabelecimento de ensino.

Se não tens cartão navegante, então precisas de entregar os documentos referidos anteriormente, assim como o requerimento de acesso ao passe navegante com a documentação necessária e apresentar um documento de identificação com comprovativo de idade.

Quer dizer que não preciso de apresentar a declaração de matrícula se já tiver o cartão navegante com o perfil 4_18 ou sub23?

Mais ou menos. A Câmara Municipal de Lisboa está a permitir que os estudantes que ainda não tenham a declaração de matrícula referente a 2022/2023, mas que já tenham o cartão com o perfil correto possam beneficiar da medida durante o mês de setembro. No entanto, para poderes beneficiar durante o ano inteiro, terás de apresentar o comprovativo de que estás matriculado findo o mês de setembro.

Enquanto estudante, tenho algum prazo para fazer a adesão?

Ao contrário do que acontece com os maiores de 65 anos, os jovens terão de fazer a adesão anualmente entre 1 de setembro e 15 de novembro. Em 2022, por ser o primeiro ano, podes aderir à medida a partir de 16 de agosto.

De acordo com o Metropolitano de Lisboa, para os jovens que completem 13 ou 19 anos no decurso do ano letivo, é possível fazer a adesão fora do período mencionado.

Não tenho o cartão navegante. Ele é oferecido?

O valor do cartão é suportado pelo requerente. Este tem um custo que varia entre os 6 euros, se for emitido na hora ou em um dia útil, e os 3,5 euros, se for emitido no prazo de dez dias úteis.

Tenho de renovar o título?

Sim, terás de o fazer anualmente e não te esqueças que tens prazos para o fazer (entre 1 de setembro e 15 de novembro de cada ano).

Tenho de carregar o passe todos os meses?

Apesar de não fazeres um carregamento monetário, o título dos estudantes é válido do primeiro ao último dia de cada mês. Para continuares a usufruir dos transportes públicos de forma gratuita, é essencial fazeres o carregamento todos os meses.

Onde posso fazer os carregamentos?

Nas lojas da Carris de Santo Amaro, Arco do Cego e Saldanha, nas bilheteiras CP e nas máquinas de venda automática em todas as estações de metro, nos Postos de Venda do Metropolitano de Lisboa das estações Campo Grande, Colégio Militar/Luz, Jardim Zoológico, Marquês de Pombal, Rossio, Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Oriente e Aeroporto e nos Gabinetes de Apoio ao Cliente da Estação do Pragal da Fertagus. A partir de outubro, será também possível fazer o carregamento nas bilheteiras da Fertagus.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Renováveis: energia eólica com maior crescimento de sempre em 2023
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida