Mobilidade

Aprovada proposta para transportes gratuitos para jovens e idosos em Lisboa

Carlos Moedas anunciou que medida foi aprovada por unanimidade e deve entrar em vigor durante o verão de 2022
Texto
Transportes públicos gratuitos em Lisboa
Transportes públicos gratuitos em Lisboa

A Câmara de Lisboa aprovou hoje por unanimidade a gratuitidade dos transportes públicos na cidade para residentes jovens e idosos, anunciou o presidente da autarquia, Carlos Moedas.

Numa declaração aos jornalistas, no final da reunião do executivo que aprovou a proposta, Carlos Moedas referiu que a medida deverá entrar em vigor a partir de junho ou julho, para os maiores de 65 anos, e a partir de setembro, altura do arranque do ano letivo, para os estudantes, depois da aprovação da Assembleia Municipal e da concretização de alguns “passos tecnológicos”.

O autarca considerou que este é um “dia histórico” para Lisboa, destacando que só mais “duas ou três” cidades na Europa já avançaram com uma iniciativa destas, no âmbito da luta contra as alterações climáticas.

O presidente da Câmara de Lisboa garantiu que a medida agora aprovada resultou de um trabalho de meses com todos os vereadores, que foram ajudando a construir e a melhorar a proposta.

Proposta inclui metro, autocarro e comboio

A proposta que foi discutida hoje, dia 21 de abril, prevê que a gratuitidade nos transportes públicos para residentes jovens e idosos inclua Carris, Metropolitano, CP – Comboios de Portugal e Fertagus.

Os transportes deverão ser gratuitos para jovens até aos 18 anos, estudantes do ensino superior até aos 23 anos ou até aos 24 anos, para os que estiverem inscritos nos cursos de medicina ou arquitetura, e para maiores de 65 anos. Será também obrigatório ter a residência fiscal no concelho.

A proposta da Câmara Municipal de Lisboa prevê que o município pague uma compensação às empresas de transportes como contrapartida pela disponibilização gratuita dos títulos Navegante.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos