Mobilidade

Quase 6 mil adesões a transportes grátis para maiores de 65 anos em Lisboa

Na primeira semana, 37% das pessoas com Navegante Urbano 3.ª Idade passaram a usufruir de transportes gratuitos na capital
Texto
Paragem de autocarro no Martim Moniz (Foto: D.R./AWAY)
Paragem de autocarro no Martim Moniz (Foto: D.R./AWAY)

Na primeira semana de adesão, 5825 pessoas parssaram a usufruir da gratuitidade nos transportes públicos para maiores de 65 anos residentes em Lisboa. A informação foi avançada pela Câmara de Lisboa que refere que o processo tem ocorrido sem percalços.

O número de adesões registadas entre 25 e 31 de julho representa 37% dos 15.392 residentes em Lisboa com o passe Navegante Urbano 3.ª Idade a partir de março, refere a Lusa, tendo por base dados recolhidos pela TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, empresa com informação global das diversas entidades.

Além das pessoas com o passe Navegante Urbano 3.ª Idade, a TML refere que a partir de março há ainda 12.135 utentes com passe Navegante +65, 552 com outros passes e 46.002 sem passe. Estes números englobam apenas residentes em Lisboa com mais de 65 anos.

CP (Foto: Nuno Morão/Flickr)

Desde 25 de julho que os residentes de Lisboa com idade a partir dos 65 anos passaram a poder andar de transportes públicos nas redes da Carris, Metropolitano de Lisboa e CP – Comboios de Portugal de forma gratuita.

Para tal, deveriam solicitar um cartão Navegante ou Lisboa Viva com o perfil +65 e apresentar comprovativo de domicílio fiscal em Lisboa. Após a adesão, para manter a gratuitidade, é apenas necessário carregar o título mensalmente.

Estudantes até aos 23 anos também vão usufruir de transportes gratuitos

A partir de 16 de agosto, estudantes até aos 23 anos (ou até aos 24 que estejam inscritos no curso de medicina ou arquitetura) poderão solicitar a gratuitidade dos transportes públicos através dos títulos Navegante Municipal nas modalidades 4_18 e sub23. Para terem acesso à medida, também terão de ter morada fiscal em Lisboa.

O passe apenas poderá ser carregado a partir de 26 de agosto para começar a ser utilizado em setembro.

Transportes grátis para estudantes (Foto: Jorge Ruiz/Flickr)

No caso dos estudantes, a gratuitidade irá incluir as redes da Carris, Metropolitano de Lisboa, CP e Fertagus.

Esta medida do município de Lisboa, aprovada a 21 de abril, insere-se nas metas da sustentabilidade ambiental, no combate às alterações climáticas e na melhoria da mobilidade das pessoas, através da promoção de uma mobilidade eficiente, económica e ambientalmente sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal