Mobilidade

Maiores de 65 anos já podem utilizar transportes gratuitos em Lisboa

Em setembro, estudantes entres 13 e 23 anos também vão poder deslocar-se sem pagar na Carris, no Metro, na CP e na Fertagus
Texto
Transportes gratuitos em Lisboa (Foto: AWAY/ D.R.)
Transportes gratuitos em Lisboa (Foto: AWAY/ D.R.)

A medida já tinha sido aprovada em abril e entrou agora em vigor. Os residentes em Lisboa com idade igual ou superior a 65 anos já podem beneficiar de transportes públicos gratuitos na capital, sendo que a partir de setembro a vantagem é alargada aos estudantes até aos 23 anos.

De acordo com informação veiculada no site da Câmara Municipal de Lisboa, a população sénior vai poder viajar gratuitamente na Carris, no Metropolitano e nos comboios da CP, na rede onde é válido o passe navegante Urbano 3ª idade.

Já os mais jovens, poderão utilizar sem custos os transportes da Carris, do Metropolitano de Lisboa, da CP e da Fertagus. De referir que a gratuitidade se aplica a estudantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 23 anos, assim como aos estudantes do ensino superior inscritos nos cursos de medicina e arquitetura, com até 24 anos.

Metropolitano de Lisboa (Foto AWAY/ D.R.)

Para poderem beneficiar desta medida, estudantes e maiores de 65 anos deverão ter domicílio fiscal no concelho de Lisboa. É também necessário possuir (ou solicitar) um cartão navegante ou Lisboa Viva.

Enquanto os seniores podem, desde já, deslocar-se gratuitamente, os mais jovens só vão poder aderir a esta vantagem a partir de 16 de agosto e apenas poderão carregar o título a partir de 26 de agosto, para utilização em setembro. O município lisboeta informa ainda que, para ambos os casos, é necessário carregar o título mensalmente e renovar anualmente a atribuição da gratuitidade.

Para efetuar a adesão aos transportes gratuitos, os beneficiários poderão deslocar-se às lojas da Carris de Santo Amaro, Arco do Cego e Saldanha; aos gabinetes de apoio ao cliente da CP no Rossio e no Cais do Sodré; ou ao gabinete de apoio ao cliente da Fertagus na estação do Pragal.

CP (Foto: David Gubler)

A adesão através do Metro pode realizar-se nos espaços cliente no Campo Grande e no Marquês de Pombal, ou nos espaços navegante localizados na Alameda, Jardim Zoológico e Entrecampos.

Numa nota divulgada no seu site oficial, a câmara liderada por Carlos Moedas salienta que esta medida se insere nas metas da sustentabilidade ambiental, no combate às alterações climáticas e na melhoria da mobilidade das pessoas, através da promoção de uma mobilidade eficiente, económica e ambientalmente sustentável”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal