Mobilidade

De chapéu de cowboy e óculos, Elon Musk anuncia futuro tecnológico da Tesla

Inauguração da nova gigafábrica no Texas serviu também para anunciar data de início de produção da Cybertruck e robotáxi autónomo
Texto
Elon Musk no Cyber Rodeo (Suzanne Cordeiro/AFP via Getty Images)
Elon Musk no Cyber Rodeo (Suzanne Cordeiro/AFP via Getty Images)

7 de março foi um dia importante para a Tesla e para o seu CEO, Elon Musk. A Giga Austin foi inaugurada e, apesar de não ter havido momentos de dança, houve a entrega dos primeiros Model Y produzidos na nova fábrica e foram feitos vários anúncios do que o futuro reserva para a empresa americana de veículos elétricos.

Foi em cima de um palco que Elon Musk, de chapéu de cowboy e óculos de sol e rodeado de modelos Tesla, anunciou para o público presente e para quem assistia através de um livestream que a tão aguardada pickup Cybertruk vai começar a ser produzida já em 2023, na nova fábrica de Austin, no Texas.

Numa primeira fase, a fábrica de automóveis, identificada pelo CEO como a mais avançada de sempre da indústria, vai aumentar a sua capacidade de produção até ser capaz de fazer cerca de 500 mil Model Y por ano. Quando o marco for alcançado, começa a produção da pickup Cybertruck.

A médio prazo, Elon Musk quer que a fábrica texana produza um milhão de veículos por ano.

O CEO garantiu que a Tesla será a maior companhia de todo o sempre.

O evento, batizado de Cyber Rodeo, incluiu também uma visita à ciberfábrica onde se pôde ver a aposta em técnicas de produção altamente avançadas. As baterias para os veículos elétricos da marca vão também ser produzidas no espaço texano.

Mas talvez a notícia que mais despertou a curiosidade do mundo foi a de um robotáxi que será completamente autónomo e que, segundo Musk, terá um “aspeto bastante futurístico”. Não foram divulgadas datas, nem concretamente que tipo de veículo será, mas deu para aguçar a curiosidade.

Nova fábrica da Tesla no Texas

Quem também marcou presença foi Optimus, o robô humanoide que, de acordo com Elon Musk, será produzido na fábrica do Texas, sendo que a primeira versão poderá ser feita já em 2023.

O robô da Tesla que “trará uma era de abundância” foi criado com o objetivo de fazer todas as ações que as pessoas não querem fazer.

No final, ficou a promessa de que 2022 é sobre aumentar a produção e que 2023 será um ano dedicado a lançar novos produtos.

(Fotos texto: Tesla)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Plano da União Europeia vai ajudar a salvar as abelhas
Base logística do Intermarché já tem painéis solares fotovoltaicos
Antártida tem um novo iceberg 15 vezes maior do que Lisboa