Mobilidade

Tesla é marca com maior valor em bolsa, estando perto do bilião de dólares

Americanas Ford, GM e Tesla juntas representam quase metade da capitalização do mercado automóvel
Texto
Tesla Model 3
Tesla Model 3

A Tesla é a marca automóvel com maior capitalização no mercado. De acordo com uma análise feita pela BanklessTimes, a empresa americana detida por Elon Musk está avaliada em 958 mil milhões de dólares (cerca de 872 mil milhões de euros).

A capitalização global da indústria automóvel é de 2,31 biliões de dólares, fazendo com que a Tesla represente 41,5% do valor total.

A Toyota ocupa o segundo lugar, com uma capitalização na bolsa de 237 mil milhões de dólares (perto de 216 mil milhões de euros), menos de um quarto do valor da Tesla.

O estudo também permitiu concluir que a Tesla, juntamente com a Ford (capitalização de 66,9 mil milhões de dólares) e com a GM (capitalização de 64,4 mil milhões de dólares) valem mais de um bilião de dólares. Desta forma, as fabricantes americanas representam 47% da capitalização total em bolsa da indústria automóvel.

Os dados da BanklessTimes mostram que há uma forte presença alemã na cotação em bolsa da indústria automóvel, com as marcas Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW a marcar presença no Top10.

De destacar o grupo chinês BYD que, com uma capitalização avaliada em 99,53 mil milhões de dólares, surge em quarto lugar na análise.

Os valores apresentados são todos em dólares. De acordo com o Banco de Portugal, à data de 24 de março, um euro vale 0,91 dólares.

Tesla não domina top de vendas de automóveis

Quando analisado o volume de vendas globais, quem domina o mercado é a Toyota, tendo vendido perto de 10,5 milhões de unidades em 2021. Logo a seguir vem a Volkswagen, com 10,4 mil milhões de unidades vendidas.

Apesar de ser uma das empresas que mais veículos elétricos vende no mundo inteiro, tendo vendido 936 mil unidades em 2021, analisando em termos de volume, no mercado global, a Tesla ocupa o 20.º lugar.

Isto acontece porque o fabricante americano apenas vende automóveis elétricos, um mercado que ainda está em crescimento no mundo inteiro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente