Mobilidade

Tesla Model 3 tem mais um concorrente: Hyundai revela linhas do Ioniq 6

Modelo de estilo coupé adota uma estética bem diferente do Ioniq 5, mas mantém a integração de materiais sustentáveis
Texto

Já é conhecido o design final do Ioniq 6, o segundo membro da família de automóveis totalmente elétricos da Hyundai. Identificado pelo próprio construtor como um “Electrified Streamliner”, o novo modelo destaca-se pelas suas linhas aerodinâmicas e pela utilização de materiais sustentáveis. Também se poderá destacar por poder ser um fortíssimo rival ao Tesla Model 3.

Inspirado no concept Prophecy, o novo modelo elétrico segue a estratégia de design ‘Hyundai Look’ já aplicada no Ioniq 5. Significa isto que a marca confere a cada modelo uma aparência única, tendo em conta os diferentes estilos de vida dos seus clientes. Assim se explica que os dois Ioniq já conhecidos sejam tão diferentes entre si, no que à estética diz respeito.

O Ioniq 6 adota linhas de estilo coupé, com uma frente baixa e um tejadilho com uma curvatura acentuada, em especial a partir da parte posterior das portas traseiras, terminando num primeiro spoiler, colocado abaixo do óculo traseiro. Um pouco mais abaixo, um segundo spoiler contribui para a eficiência aerodinâmica que se procurava aquando da conceção do modelo.

Para além de espelhos retrovisores digitais (o espelho, na verdade, dá lugar a uma câmara), o futuro novo elétrico da Hyundai integra mais de 700 pixéis paramétricos em diferentes pontos da carroçaria, luz de travagem na asa traseira e um novo desenho do ‘H’ que forma o símbolo da marca.

Quanto ao habitáculo, a Hyundai adianta que o espaço disponível para passageiros é amplo, fruto também de o piso ser completamente plano. O painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento estão acessíveis através de dois ecrãs de 12 polegadas e a consola central, estilo ponte, proporciona convenientes espaços de arrumação.

Dotado do sistema de iluminação ‘Dual Color Ambient Lighting’, o Hyundai Ioniq 6 permite que os seus utilizadores escolham a iluminação ambiente a partir de um espetro de 64 cores e seis temas de dupla cor.

No que à aplicação de materiais sustentáveis diz respeito, foi utilizada tinta pigmentada de carvão de bambu na carroçaria, couro de origem ecológica, tecido PET reciclado, pele biológica TPO, tinta biológica derivada de óleos vegetais e tapetes produzidos a partir de redes de pesca recicladas, entre outros.

Não é ainda conhecida a data de lançamento no mercado do Ioniq 6. Apenas se sabe que o modelo terá estreia mundial em meados de julho, momento em que Hyundai irá revelar todas as suas especificações.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal