Depois de em junho de 2021 ter oficialmente adquirido a empresa de robótica Boston Dynamics, o construtor automóvel Hyundai deu a conhecer alguns projetos que envolvem as duas equipas e que irão marcar o futuro, não apenas da mobilidade, como também na interação entre Homem e robot e a sua progressiva integração na sociedade.
O objetivo das duas empresas passa por trabalhar em conjunto no desenvolvimento de robots que aportem valor e utilidade à vida das pessoas, a diferentes níveis, tornando as tarefas diárias mais seguras, fáceis e eficientes.
Atualmente, a Boston Dynamics produz maioritariamente robots para trabalharem em ambientes industriais, mas a empresa sediada em Waltham, Massachusetts, Estados Unidos, está também empenhada no desenvolvimento de produtos com maior flexibilidade, para outro tipo de utilizações.
É o caso do Spot, o robot quadrúpede capaz de auxiliar equipas operacionais a recolher dados e a realizar inspeções em áreas como a energia, construção e mineração.
Também frequentemente utilizado como ferramenta de ensino na investigação e no meio académico, o Spot receberá em breve a companhia do Stretch. O novo robot que a Boston Dynamics irá lançar no decorrer deste ano foi concebido para mover caixas pesadas em armazéns e centros de distribuição, ajudando a manter os funcionários mais seguros e assumindo algumas das tarefas mais árduas e repetitivas.
Os novos produtos desenvolvidos pela Boston Dynamics confirmam, assim, a tendência para a introdução de robots cada vez mais móveis, inteligentes e autónomos no nosso dia a dia – na escola, no trabalho, e até nas nossas casas – ainda que se anteveja um longo caminho a percorrer.
“Ainda estamos a uma década de os ‘robots companheiros’ se tornarem uma realidade, mas a Boston Dynamics está mais perto de o conseguir do que qualquer outra empresa”, salienta, em comunicado, Marc Theermann, Chief Strategy Officer da organização detida pela Hyundai.
Para além do desenvolvimento dos seus próprios projetos, a Boston Dynamics está a trabalhar com o Laboratório de Robótica do Hyundai Motor Group na criação de tecnologia que promova a interação entre humanos e robots, incluindo inteligência artificial incorporada, tecnologia de plataforma de mobilidade, e ‘robots vestíveis’, como o Vest Exoskeleton, o Chairless Exoskeleton e o Medical Exoskeleton.
Em comunicado, as duas empresas revelaram que estabeleceram planos de desenvolvimento e de negócio em torno da tecnologia robótica consolidada e que irão trabalhar em conjunto para desenvolver tecnologias robóticas através de projetos, intercâmbios e parcerias comerciais que serão anunciados em breve.
Como parte desta parceria, está prevista a implementação dos robots da Boston Dynamics no Centro de Inovação Global da Hyundai, em Singapura, no final de 2022.
(Fotos: Hyundai)