Fantástico

Hyundai e Boston Dynamics promovem interação Homem-robot

As duas empresas estão envolvidas em projetos de robótica que prometem melhorar mobilidade e tarefas do quotidiano
Texto
Hyundai x Boston Dynamics apostam em robots
Hyundai x Boston Dynamics apostam em robots

Depois de em junho de 2021 ter oficialmente adquirido a empresa de robótica Boston Dynamics, o construtor automóvel Hyundai deu a conhecer alguns projetos que envolvem as duas equipas e que irão marcar o futuro, não apenas da mobilidade, como também na interação entre Homem e robot e a sua progressiva integração na sociedade.

O objetivo das duas empresas passa por trabalhar em conjunto no desenvolvimento de robots que aportem valor e utilidade à vida das pessoas, a diferentes níveis, tornando as tarefas diárias mais seguras, fáceis e eficientes.

Atualmente, a Boston Dynamics produz maioritariamente robots para trabalharem em ambientes industriais, mas a empresa sediada em Waltham, Massachusetts, Estados Unidos, está também empenhada no desenvolvimento de produtos com maior flexibilidade, para outro tipo de utilizações.

É o caso do Spot, o robot quadrúpede capaz de auxiliar equipas operacionais a recolher dados e a realizar inspeções em áreas como a energia, construção e mineração.

Também frequentemente utilizado como ferramenta de ensino na investigação e no meio académico, o Spot receberá em breve a companhia do Stretch. O novo robot que a Boston Dynamics irá lançar no decorrer deste ano foi concebido para mover caixas pesadas em armazéns e centros de distribuição, ajudando a manter os funcionários mais seguros e assumindo algumas das tarefas mais árduas e repetitivas.

Marc Theermann, Chief Strategy Officer da Boston Dynamics

Os novos produtos desenvolvidos pela Boston Dynamics confirmam, assim, a tendência para a introdução de robots cada vez mais móveis, inteligentes e autónomos no nosso dia a dia – na escola, no trabalho, e até nas nossas casas – ainda que se anteveja um longo caminho a percorrer.

Ainda estamos a uma década de os ‘robots companheiros’ se tornarem uma realidade, mas a Boston Dynamics está mais perto de o conseguir do que qualquer outra empresa”, salienta, em comunicado, Marc Theermann, Chief Strategy Officer da organização detida pela Hyundai.

Para além do desenvolvimento dos seus próprios projetos, a Boston Dynamics está a trabalhar com o Laboratório de Robótica do Hyundai Motor Group na criação de tecnologia que promova a interação entre humanos e robots, incluindo inteligência artificial incorporada, tecnologia de plataforma de mobilidade, e ‘robots vestíveis’, como o Vest Exoskeleton, o Chairless Exoskeleton e o Medical Exoskeleton.

Em comunicado, as duas empresas revelaram que estabeleceram planos de desenvolvimento e de negócio em torno da tecnologia robótica consolidada e que irão trabalhar em conjunto para desenvolver tecnologias robóticas através de projetos, intercâmbios e parcerias comerciais que serão anunciados em breve.

Como parte desta parceria, está prevista a implementação dos robots da Boston Dynamics no Centro de Inovação Global da Hyundai, em Singapura, no final de 2022.

(Fotos: Hyundai)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas