Sustentabilidade

Hyundai renova e amplia parceria em nome da proteção dos oceanos

Construtor vai continuar a apoiar a Healthy Seas no desenvolvimento de ações de remoção de resíduos dos oceanos
Texto
Hyundai reforça parceria para proteger oceanos
Hyundai reforça parceria para proteger oceanos

Combater a poluição das águas, cuidar dos ecossistemas marinhos sustentáveis e promover uma economia circular. São estes os três pilares da parceria pan-europeia estabelecida entre a Hyundai Motor e a Healthy Seas, organização que promove a conservação marinha, que acaba de ser renovada por mais um ano.

As duas partes decidiram prolongar o acordo, depois da experiência bem-sucedida em 2021, durante o qual foram realizadas 11 ações de ativação em sete países europeus. Estas incidiram, essencialmente, em atividades de recolha de resíduos, como limpeza de praias e mergulhos para recuperação de redes de pesca, mas também em programas educacionais sobre a importância da limpeza dos oceanos.

Para além do evento de inauguração da parceria que decorreu em Ítaca, na Grécia, durante o qual foram recolhidas mais de 75 toneladas de resíduos, o ano de 2021 ficou marcado pelas expedições de mergulho para recolha de redes de pesca que tiveram lugar nas regiões costeiras de países como Espanha, Itália, Alemanha e no Reino Unido, que levaram à recolha de 78 toneladas de resíduos.

A parceria estabelecida entre a Hyundai Motor e a Healthy Seas tem a particularidade de dar uma nova vida às redes de pesca recolhidas. Em conjunto com outros resíduos, estas são recicladas e transformadas num fio, designado Econyl, utilizado depois no fabrico de tapetes para o modelo elétrico Ioniq 5. Em 2022, a utilização deste material será expandida a outros modelos e às próprias instalações do construtor coreano.

Com a renovação da parceria para este ano de 2022, a Hyundai e a Healthy Seas irão solidificar a sua colaboração e alargar a área de atuação, através de três grandes atividades de limpeza, entre as quais o primeiro projeto não europeu da parceria: uma ação de limpeza de redes de pesca abandonadas na Coreia do Sul.

Em específico para as novas gerações, estão ainda previstas cinco ações educacionais, com o objetivo de as sensibilizar para a importância do seu papel no combate à poluição dos oceanos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias