Mobilidade

Novo crossover elétrico Ford Explorer chega à Europa este ano

Modelo de estilo arrojado com motorização elétrica aposta na experiência digital e na rapidez de carregamento
Texto

O nome Explorer é indissociável da marca de automóveis Ford, mas até aqui essencialmente no mercado americano. Em breve essa designação estará na Europa para dar corpo a um novo modelo 100% elétrico de design arrojado.

A Ford sintetiza a sua nova proposta como o resultado da combinação entre a engenharia alemã e o arrojado estilo americano, sendo este o primeiro modelo de uma nova vaga de novos e inovadores veículos elétricos que aponta a uma completa reinvenção da marca na Europa.

Ford Explorer elétrico - AWAY
Ford Explorer elétrico (foto: divulgação)

Desenvolvido e construído na Alemanha, o novo Explorer 100% elétrico é um crossover com capacidade para cinco ocupantes que se destaca pela experiência digital que oferece, nomeadamente através do ecrã tátil de 15 polegadas, colocado na posição central do tablier.

O generoso ecrã pode deslocar-se verticalmente para melhor se adequar às necessidades do condutor, sendo que, colocado numa determinada posição, serve também para ocultar um espaço de armazenamento para guardar objetos.

Ford Explorer elétrico - AWAY
Ford Explorer elétrico (foto: divulgação)

No domínio do infoentretenimento a Ford promete integração sem fios para aplicações e tecnologia avançada de apoio à condução, a que junta o carregamento sem fios para dois smartphones, uma barra de som colocada sobre o tablier e, já no capítulo do espaço, a oferta de uma ampla capacidade de transporte de objetos.

A bagageira, com sistema de abertura/ fecho elétrico e mãos-livres, tem 470 litros e entre os dois bancos da frente existe uma consola de 17 litros que permite transportar, por exemplo, um laptop de 15 polegadas. Também como equipamento de série estão previstos bancos dianteiros e volante aquecidos e banco do condutor com função massagem.

Ford Explorer elétrico - AWAY
Ford Explorer elétrico (foto: divulgação)

Relativamente aos aspetos técnicos relacionados com a locomoção elétrica, a Ford adianta que a bateria deste Explorer pode ser carregada entre 10% a 80% em 25 minutos e que o modelo estará disponível em versões de tração às rodas traseiras e tração integral. A marca não divulgou, contudo, a autonomia, nem tão pouco a potência do motor.

O novo Ford Explorer elétrico terá um valor abaixo de 45 mil euros e pode ser encomendado a partir do final deste ano. As pré-reservas já se encontram abertas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal