Mobilidade

Novo elétrico Volkswagen ID. 2all revelado com preço bombástico

Ainda é apenas um protótipo mas este modelo mostra como poderá ser o elétrico mais barato da Volkswagen
Texto

O carro do povo é uma expressão que a marca alemã bastante se orgulha. Mas, essa expressão, dentro de poucos anos, terá obrigatoriamente de representar um carro elétrico ou então pelo menos um carro 100% emissões zero. Com o novo Volkswagen ID. 2all a marca alemã promete um carro elétrico e acessível com preços abaixo de 25 mil euros. Mas a versão final só chegará em 2025.

A primeira promessa de preço é só um começo. A Volkswagen antecipa uma segunda promessa com autonomia de 450 quilómetros. A capacidade da bateria não é divulgada até porque o ID. 2all é ainda um protótipo, mas é certa a vontade da marca em oferecer um produto que não tenha compromissos.

Outra promessa tem a ver com a velocidade de carregamento. A bateria deverá ter capacidade de carregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos.

volkswagen id. 2all - away
Ainda é só um protótipo, mas o VW ID. 2all será o elétrico mais barato da marca (foto: Divulgação)

A motorização desta versão de apresentação tem uma potência de 166 kW (mais de 225 cavalos) e deverá cumprir o arranque dos 0 aos 100 km/h em 7 segundos, tendo velocidade limitada aos 160 km/h. Nada disto deverão ser características da versão mais acessível a tal que poderá custar abaixo de 25 mil euros quando chegar ao mercado. Apesar de não haver uma palavra da marca sobre isso, essa versão definitiva até poderá ter Polo ou Golf na designação final.

Se estás a olhar para o design, onde imperam linhas retas e até meio quadradas, aqui também terás que dar o devido desconto. Faltam sensivelmente dois anos para a versão final e a única certeza é que as formas não deverão fugir muito desta imagem, mas em remate final é muito provável que surjam várias alterações.

Volkswagen ID. 2all - away
Interior mostra muito simplicidade e tecnologia (foto: Divulgação)

No interior a tecnologia irá marcar presença de forma sólida. Mas menos parece ser mais quando se olha para os dois ecrãs e para todo (o bom) espaço e distribuição no habitáculo. Um ecrã tátil de 12,9 polegadas e um monitor painel de instrumentos central com 10,9 polegadas marcam presença. O volante nesta versão tem apenas dois comandos giratórios com dois botões.

Quando chegar ao mercado este será o Volkswagen 100% elétrico mais barato do mercado e irá posicionar-se na gama ID onde as novidades se irão somar. De acordo com o comunicado de imprensa da marca serão 10 novos modelos elétricos até 2026.

E para que o apetite dos clientes não fuja para outros lados, a marca lá vai dizendo que também “está a trabalhar num modelo abaixo de 20 mil euros”. Vamos esperar para ver.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano