Numa altura do ano em que o frio aperta e tudo fazemos para nos mantermos quentes e confortáveis, um grupo de engenheiros da Ford efetuou uma pesquisa sobre a forma mais eficiente de reter o calor num automóvel, no âmbito de um projeto para melhorar a autonomia dos veículos elétricos.
Os engenheiros do construtor americano descobriram que a instalação em veículos elétricos de superfícies de aquecimento com as quais os ocupantes entram em contacto direto, tais como tapetes e painéis de portas, pode reduzir o consumo de energia para aquecimento do habitáculo em 13%, comparativamente à utilização do ar condicionado.
A investigação concluiu que a solução poderá dar aos condutores mais 5% de autonomia com uma carga normal, face à obtida se usando o ar condicionado, já que quando se opta por este o calor perde-se mais facilmente aquando da abertura das janelas ou portas.
Como foi realizado o estudo?
Para a realização deste estudo, os engenheiros equiparam uma Ford E-Transit 100% elétrica com sistemas de aquecimento nos apoios de braços, tapetes, painéis de portas, palas de sol e num painel colocado sob o volante.
Os testes envolveram entregas de mercadorias no decorrer de um dia de trabalho, em que os condutores abriam e fechavam as portas centenas de vezes, e durante o qual eram percorridos 350 km em estradas dentro e em redor de Colónia, na Alemanha. Foram realizados durante o inverno e o verão, em estradas secas e molhadas, com chuva e ventos fortes.
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A investigação integrou o projeto Connected Electric Vehicle Optimised for Life, Value, Efficiency and Range project (CEVOLVER) da Comissão Europeia.