Mobilidade

Superfícies aquecidas podem melhorar autonomia de veículos elétricos

Utilização de sistemas de aquecimento nos apoios de braços, tapetes e painéis de portas pode reduzir o consumo de energia em 13%
Texto
Superfície aquecida instalada na Ford E-Transit (foto: divulgação)
Superfície aquecida instalada na Ford E-Transit (foto: divulgação)

Numa altura do ano em que o frio aperta e tudo fazemos para nos mantermos quentes e confortáveis, um grupo de engenheiros da Ford efetuou uma pesquisa sobre a forma mais eficiente de reter o calor num automóvel, no âmbito de um projeto para melhorar a autonomia dos veículos elétricos.

Os engenheiros do construtor americano descobriram que a instalação em veículos elétricos de superfícies de aquecimento com as quais os ocupantes entram em contacto direto, tais como tapetes e painéis de portas, pode reduzir o consumo de energia para aquecimento do habitáculo em 13%, comparativamente à utilização do ar condicionado.

A investigação concluiu que a solução poderá dar aos condutores mais 5% de autonomia com uma carga normal, face à obtida se usando o ar condicionado, já que quando se opta por este o calor perde-se mais facilmente aquando da abertura das janelas ou portas.

Como foi realizado o estudo?

Para a realização deste estudo, os engenheiros equiparam uma Ford E-Transit 100% elétrica com sistemas de aquecimento nos apoios de braços, tapetes, painéis de portas, palas de sol e num painel colocado sob o volante.

ford - AWAY
Ford E-Transit no projeto CEVOLVER (foto: divulgação)

Os testes envolveram entregas de mercadorias no decorrer de um dia de trabalho, em que os condutores abriam e fechavam as portas centenas de vezes, e durante o qual eram percorridos 350 km em estradas dentro e em redor de Colónia, na Alemanha. Foram realizados durante o inverno e o verão, em estradas secas e molhadas, com chuva e ventos fortes.

A investigação integrou o projeto Connected Electric Vehicle Optimised for Life, Value, Efficiency and Range project (CEVOLVER) da Comissão Europeia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal