Nos dias frios, quando se entra no automóvel, a tendência normal é ligar o aquecimento. No entanto, num veículo elétrico, esta pequena ação faz com que se use energia que poderia servir para a deslocação. Uma solução para isto poderá ser mudar a fonte de calor e tornar o cinto de segurança aquecido.
A empresa alemã ZF desenvolveu agora um cinto de segurança que aquece entre os 36 e os 40 ºC, pensado para dar calor próximo do corpo, evitando assim que se use o aquecimento do veículo. Será mais um gadget ou esta é de facto uma solução que visa maior conforto e até ser útil no aumento da autonomia de veículos elétricos?
O cinto de segurança da ZF foi criado para veículos elétricos, já que os sistemas de aquecimento destes utilizam a energia que poderia ir para o motor. De acordo com a empresa, aliado a outras formas de calor de contacto, como bancos aquecidos, o cinto poderá permitir um aumento em 15% da autonomia no inverno.
O cinto de segurança da ZF é composto por uma fibra especial com condutores de calor de forma a não ser mais grosso do que um cinto convencional. Os circuitos de aquecimento estão posicionados de forma a não interferir com a funcionalidade do produto.
A ZF garante que, em termos de segurança, o produto comporta-se e opera de forma idêntica aos cintos instalados hoje em dia, não sendo inferior em termos de proteção dos utilizadores do veículo.