Mobilidade

Tesla mais seguro de sempre? Model S recebe 5 estrelas nos testes Euro NCAP

Depois de várias atualizações de segurança, o novo Tesla Model S recebeu 5 estrelas nos mais importantes testes de segurança
Texto

O novo Tesla Model S recebeu cinco estrelas no rating da Euro NCAP, sendo um dos 16 automóveis testados agora a atingir a nota máxima nos testes. Esta avaliação surge depois de a empresa de Elon Musk ter feito melhorias a nível de segurança no veículo elétrico e numa altura em que se prepara para começar a fazer as primeiras entregas na Europa.

As alterações a nível de segurança a que o Model S foi sujeito em 2021 tinham já em vista o novo protocolo da Euro NCAP para 2020-2022.

Este, mais exigente, analisa a capacidade de os veículos protegerem os ocupantes (adultos e crianças) e utilizadores da via mais vulneráveis, assim como a de evitar acidentes. São também avaliados outros recursos de assistência de segurança.

Vê algumas imagens dos testes no vídeo:

Além de ter recebido as cinco estrelas no rating de segurança, de acordo com a Tesla, o Model S foi o veículo que recebeu a melhor pontuação global (Overall Score) de todos os testados no protocolo.

Os testes em que o veículo elétrico mais se destacou foi no de Assistência de Segurança (98%) que permite reduzir o risco de acidente, Proteção de Ocupante Adulto (94%) e Proteção de Ocupante Criança (91%).

De destacar que recebeu pontos máximos na subsecção de impacto na lateral mais distante e também na de resgate, extração e segurança pós-acidente.

Tesla Model S - AWAY
Tesla Model S nos testes Euro NCAP

Estas pontuações foram possíveis graças a recursos como o Sistema de Monitorização de Condução para Prevenção de Colisão, que permite identificar se o condutor está distraído e aumenta a sensibilidade de aviso de colisão, e uma nova estrutura frontal que absorve o impacto em caso de acidente para reduzir a aceleração dos ocupantes.

Os sistemas de airbags sofreram também várias melhorias. Este novo Model S consegue identificar se uma cadeira de criança está a ser utilizada de forma a desativar automaticamente esse airbag. Há também um airbag entre os dois bancos da frente que garante que não há choque lateral quando estão dois ocupantes no veículo.

Apesar de ainda não ter recebido avaliação, a Tesla salienta que todas estes elementos de segurança estão também presentes no novo Model X.

Receber cinco estrelas na Euro NCAP não é de todo uma novidade para o Model S da marca de elétricos de Elon Musk. Em 2014, este veículo foi o único a conseguir este rating máximo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Tecnologia Nissan e-Power nos novos Qashqai e X-Trail
Vê onde vão estar os radares da PSP em dezembro
Portugal poderá vir a ter produção de hidrogénio verde em Gondomar