Mobilidade

Novo híbrido Honda Civic e:HEV recebe cinco estrelas em testes de segurança

Modelo beneficia de um amplo conjunto de equipamentos e sistemas de segurança passiva e ativa
Texto

A Honda persegue a ambição de chegar a 2050 sem que se verifiquem acidentes rodoviários com automóveis por si fabricados e parece ir no bom caminho. O modelo Civic e:HEV acaba de conseguir a pontuação máxima nos testes de segurança e colisão da Euro NCAP, fruto dos sistemas que integra e de um chassis melhorado.

Cinco estrelas. A pontuação máxima possível de receber nos testes da Euro NCAP, que todos os construtores perseguem para ser atribuída aos seus modelos, foi conseguida pela 11ª geração do Civic com motorização híbrida. Equipado com sensores sonar e uma câmara frontal de visão ampla, o modelo conta ainda com um total de 11 airbags.

Os dois ocupantes dos lugares da frente beneficiam de airbags para os joelhos, de airbags laterais e, pela primeira vez na Honda, de um airbag dianteiro central que evita a colisão entre o condutor e o passageiro da frente durante um impacto lateral. Os passageiros de trás contam também com airbags laterais.

Honda Civic e:HEV - AWAY
Honda Civic e:HEV em teste de colisão

Ainda no domínio da segurança passiva, importa sublinhar o facto do novo Honda Civic e:HEV ser montado sobre um chassis que incorpora uma série de melhorias estruturais, como reforços adicionais das portas dianteiras e arcos das rodas traseiras que melhoram o desempenho do impacto lateral. O chassis está também preparado para ajudar a controlar e limitar a deformação no caso de uma colisão frontal.

No que à segurança ativa e sistemas de ajuda à condução diz respeito, o Civic híbrido conta com um conjunto de tecnologias Honda Sensing que, entre outros, incorpora novos sensores sonares. Estes utilizam ondas sonoras para detetar objetos não metálicos, como vidro e paredes, de forma mais fiável e com maior precisão do que o radar de ondas milimétricas anteriormente utilizado.

O modelo japonês integra também uma câmara de visão 100 graus mais larga e com um novo chip de processamento de alta velocidade, o que melhora a capacidade de identificar linhas de estrada, motos, ciclistas e até peões em ambientes claros e escuros.

O pack de segurança do Honda Civic e:HEV é complementado por um sistema melhorado de aviso de colisões dianteiras, concebido para detetar a presença de veículos e emitir alertas sonoros, visuais e tácteis para alertar o condutor quando se aproxima com demasiada velocidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal