A Bosch está a apresentar novidades no domínio dos sensores de mobilidade na CES 2023, a feira de tecnologia que está a decorrer em Las Vegas. O objetivo com o desenvolvimento destes novos sensores inteligentes é tornar mais segura a vida das pessoas.
As inovações apresentadas pela empresa alemã são baseadas em sensores para mobilidade, em particular, a solução complementar RideCare, premiada com o Best of Innovation da associação industrial CTA.
A solução RideCare conta com uma câmara, um botão SOS e serviços de dados baseados em nuvem. Os condutores de veículos podem usá-lo para entrar em contacto com os colaboradores Bosch 24 horas por dia, caso se vejam envolvidos em alguma situação perigosa, como um acidente.
Em caso de sinistro, o colaborador Bosch consegue visualizar o veículo através da câmara e avaliar a situação. Se for necessário, solicitará assistência.
Na CES 2023 também vão ser apresentados outros produtos como o BHI360/380, um novo sistema de sensor inteligente considerado pela Bosch como mais que um preparador físico digital em tamanho miniatura, ou seja, em formato de inteligência artificial (IA), com diversas opções de atividade, como por exemplo a natação.
Outra das novidades da Bosch é o BMM350, um micro localizador digital (magnetómetro) que melhora a precisão do posicionamento em locais em que pode não haver sinal de GPS e permite, assim, a deteção de posição e velocidade em bicicletas elétricas, outros veículos ou aplicações industriais.
Em comunicado de imprensa, a Bosch sublinha que desde 1995 produz sensores microeletromecânicos (MEMS), um dos mais importantes tipo de sensores utilizados atualmente, tendo já fabricado mais de 18 mil milhões de unidades. É esperado que até 2027 haja um crescimento de procura global deste componente de 33,5 mil milhões para cerca de 49 mil milhões de unidades.
Os sensores MEMS da Bosch são particularmente utilizados na indústria automóvel, pois estes ajudam na navegação do veículo, controlam airbags e sistemas ESP, aumento de segurança, conforto, conveniência e eficiência na condução. Especialmente na condução autónoma, os sensores são indispensáveis.
(Fotos: divulgação)