A evolução da condução autónoma não se faz apenas de circulação em estrada, mas também nas situações em que é necessário deixar o automóvel bem guardado. Um inovador sistema de estacionamento sem condutor, desenvolvido pela Bosch e pela Mercedes-Benz, recebeu luz verde para implementação em condições reais.
O parque de estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda, Alemanha, irá disponibilizar, em breve, a funcionalidade de estacionamento autónomo, o qual recolhe e devolve o veículo do cliente de forma totalmente independente.
Por se tratar de um projeto piloto, o estacionamento autónomo estará, nesta fase, apenas disponível para algumas versões dos modelos Mercedes-Bens Classe S e do elétrico EQS, fabricados a partir de julho de 2022 e equipados com a tecnologia Intelligent Park Pilot.
Esta é a primeira funcionalidade de estacionamento sem condutor altamente automatizada do mundo para condução autónoma de nível 4 a ser oficialmente aprovada para uso comercial.
Como funciona o estacionamento autónomo?
Do lado do cliente, toda a operação é feita através da aplicação para smartphone APCOA Flow, desde a reserva prévia do lugar de estacionamento até ao respetivo pagamento automático. Uma vez no parque de estacionamento e após sair do automóvel, este dirige-se sozinho para o lugar designado e estaciona.
O sistema assenta na interação entre a infraestrutura inteligente instalada no parque de estacionamento, fornecida pela Bosch, e a tecnologia presente nos automóveis da Mercedes-Benz. Os sensores Bosch monitorizam o corredor de condução e a sua envolvente, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo, e este converte-as em manobras de condução.
O veículo pode inclusivamente subir e descer rampas para se deslocar entre andares no parque de estacionamento e, se os sensores detetarem um obstáculo, trava e para em segurança. Somente quando a rota estiver novamente livre continuará o seu caminho.
(Fotos: divulgação)