Mobilidade

Célula de combustível a hidrogénio testada pela Bosch em comerciais

Em parceria com a ABT eLine, equipou duas carrinhas com tecnologia de célula de combustível, que apresentam 540 km de autonomia
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Bosch testa hidrogénio em comerciais ligeiros
Bosch testa hidrogénio em comerciais ligeiros

A Bosch está a testar o hidrogénio como fonte de energia para veículos comerciais ligeiros. A empresa alemã equipou duas carrinhas com tecnologia de célula de combustível, as quais já estão a circular em estrada e poderão ser experimentas pelos visitantes da IAA Transportation, certame dedicado aos transportes que arranca dia 20 de setembro em Hanover, Alemanha.

Com a ajuda do parceiro ABT eLine, o departamento Bosch Engineering projetou e converteu os veículos comerciais a hidrogénio que pretendem ser uma alternativa aos alimentados a bateria. Ao contrário destes, que esgotam a energia mais rapidamente se forem mais carregados e, em muitos casos, não têm autonomia suficiente para longas distâncias, os que utilizam células de combustível podem efetuar percursos maiores.

Para este projeto foram utilizadas duas carrinhas comerciais equipadas com motor elétrico, as quais foram parcialmente convertidas para adotar a tecnologia fuel cell. As baterias originais, assim como os respetivos componentes periféricos, foram substituídas pela célula de combustível, cinco depósitos para o armazenamento de mais de 10 quilos de hidrogénio e uma bateria de iões de lítio de menor capacidade.

A Bosch projetou o sistema de célula de combustível, que integrou nos veículos juntamente com o sistema de armazenamento de hidrogénio, e desenvolveu o sistema de controlo associado, tendo enfrentado como maior desafio acomodar todos os componentes no espaço antes disponível para o sistema de propulsão elétrica. Já a ABT eLine adaptou os sistemas elétrico, de refrigeração e de controlo do veículo.

Dos testes já realizados foi possível concluir que os veículos oferecem uma autonomia de até 540 quilómetros e podem ser totalmente reabastecidos em seis minutos. A Bosch vai continuar a recolher dados de forma intensiva por forma a desenvolver a tecnologia de célula de combustível aplicada a veículos comerciais ligeiros.

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